A História de Jefté Tem Uma Mensagem Para Você!

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 310
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ) . Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Gade Js 12:1 ; Js 12:6 e Js 13:1 – Na divisão das terras depois da conquista de Canaã por Josué, a tribo de Gade(7º filho de Jacó) ficou com a terra além do Jordão – a terra de Gileade. O nome de seu pai era também Gileade.

Depois de ser expulso de casa por seus meio-irmãos por ser filho de uma prostituta, ele foi viver em Tobe, a leste de Gileade e foi viver com homens levianos. Os amonitas entraram em guerra contra os israelitas e não tinha nenhum homem com as qualificações de Jefté, homem valoroso e guerreiro e os anciões foram buscá-lo na terra de Tobe. Estrategicamente Jefté tentou negociações com reinos vizinhos, pois não queria derramamento de sangue, porém todas as negociações foram sem sucesso. Partiu para o 2º plano que foi o ataque sob a direção de Deus.

Antes de partir para a guerra, ele fez um voto ao Senhor, que caso ele retornasse para casa vitorioso, quem primeiro da porta de sua casa saísse ao seu encontro, esta pessoa seria oferecida em holocausto ao Senhor. Ele voltou vitorioso, mas quem saiu-lhe de casa ao seu encontro foi sua filha única, Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás. (Juizes11:36) Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.

A HISTÓRIA DE JEFTÉ CONTÉM UMA MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ

01.  O NOME DE JEFTÉ ESTÁ NA GALERIA DOS HERÓIS DA FÉ

Se você fosse escrever uma lista de heróis, será que você colocaria na lista uma prostituta ou um filho de prostituta?!  Provavelmente,  não!... -   Entretanto, na galeria dos heróis da fé de HEBREUS 11, nós encontramos o nome de Raabe, aquela prostituta que salvou a vida dos espias de Jericó. E encontramos também o nome de JEFTÉ, cuja mãe era uma prostituta.   Veja Hb 11:31 Hb 11:32  (Raabe e Jefté) e, observe o que diz Hb 11:38 e Hb 11:39 a respeito deles....

Não importa qual seja a sua história ou a sua origem... você pode ser alguém que tenha sido escolhido por Deus...

Você já sabe alguma coisa sobre isto? O Senhor já lhe disse que você é um escolhido? Lá dentro, em uma parte muito interior, você sente a convicção de que Deus tem um propósito especial com você nesta terra?

Pense um pouquinho em Jefté: Nascido de uma prostituta numa época em que os preconceitos eram bem mais acentuados que hoje; criado com seu pai numa família que simplesmente não o aceitou; ele foi, durante toda sua infância e juventude, um filho rejeitado; foi expulso de sua casa e de sua cidade para não ter direito na herança de seu pai; viu-se obrigado a fugir, temendo talvez, pela própria vida; e, por último, teve que ir morar numa maloca com pessoas de má fama...

Sua situação é pior que a dele? A história dele é parecida com a sua?

Jefté era alguém que tinha tudo para ser um homem fracassado. Todavia, isso não exerceu influência sobre sua personalidade... Ele era líder, era valente e querido por seus conterrâneos. JEFTÉ ERA UM ESCOLHIDO!

02.  JEFTÉ TINHA UM PAI OMISSO

Gileade, seu pai, em momento nenhum interveio a favor de seu filho Jefté. Os meio irmãos deste o desprezaram e, provavelmente, foram instigados pela própria mãe, por questões de ciúmes, de vingança. O pai, em situações assim, tinha que impedir qualquer atitude de desprezo para com seu filho que não era culpado de ter nascido nestas condições.

Mas, Gileade foi omisso. Mesmo quando os seus filhos expulsaram a Jefté, forçando-o a fugir, ele parece ter feito de conta que não tinha nada a ver com isto.

Fica aqui uma mensagem para os pais. É de sua responsabilidade a maneira como seus filhos são criados. É de sua responsabilidade dar a cada filho, em particular, proteção, apoio e condições para se desenvolver como pessoa e como cidadão.

Se, por acaso, você também tem um filho ou filha que é fruto de seu deslize moral, não o trate com menosprezo, e não permita que seus outros filhos o façam. Tente criar um abiente em que todos tenham os mesmos valores e direitos.

03.   DEUS MESMO CRIOU O AMBIENTE FAVORÁVEL AO SUCESSO DE JEFTÉ

Os amonitas apertaram o povo de Israel, especialmente pelo lado Leste, nas terras de Gade e de Manassés. Foi aí que Deus entrou com providência para mostrar para eles que ninguém deve ser desprezado por qualquer que seja sua origem ou cacterísticas físicas ou por ciúmes ou por inveja.Eles não tiveram outra opção a não ser ir atrás de Jefté, porque ele era o único, em sua época, que tinha perfil para aquele tipo de situação.

É incrível como todo aquele que tem uma chamada de Deus sofre perseguições, é mal compreendido e, algumas vezes, é forçado a fugir, para que se vejam livres dele(a).

Mas, se você é mesmo um escolhido, sua história não acaba aqui. Hoje você pode até estar chorando, mas amanhã você irá sorrir. Deus vai te levantar das cinzas e do pó. Deus vai fazer tudo o que tem te prometido. Você vai ver as mãos de Deus te ajudar. Quem te ver há de falar: Ele é mesmo um escolhido.

Aí, os hipócritas vão dizer que você nasceu prá vencer. Olha o que eles dizem: "Eu já sabia, porque você tinha mesmo cara de vencedor".

Mas, se Deus quer agir, nuinguém pode impedir... E assim, Deus vai criando o ambiente favorável ao seu sucesso!!!

04. JEFTÉ ESTAVA PRONTO PARA O KAYRÓS

O Kayrós é o tempo de Deus. Não é como o Kronus, o tempo que precisa ser agendado e perseguido pelo homem. O kayrós acontece...

Para todos nós haverá o kayrós. A diferença entre uns e outros é que muitos, ao passarem pela prova, guardam em seu coração rancor e mágoa. No dia que o kayrós acontece, não estão preparados e chutam sua bênção.

Jefté estava livre do peso das mágoas. Ele compreendeu o agir de Deus em seu favor e não perdeu a oportunidade ímpar que a vida lhe ofereceu. No dia seguinte ele já era o comandante do exército de Gileade e líder de seus próprios irmãos...

A história de Jefté é bem parecida com a história de José do Egito, não é? - Pois é, a história vem se repetindo ao longo dos milênios. E, para nós, haverá um kayrós. Pode ter certeza disso. O seu dia já está na agenda de Deus...

Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na bênção vai se arrepender. Vai estar entre a platéia e você no palco...

O Senhor é aquele que "prepara uma mesa perante mim na presença de meus inimigos..." - É aquele que "unge a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda!!!"

Fica essa mensagem para você meu querido irmão. Não leia a história de Jefté apenas pela curiosidade de saber se ele matou ou não a sua filha. A Bíblia não é apenas um livro histórico. Ela é a carta de Deus com uma mensagem para nós. Veja em cada história deste maravilhoso livro a mão de Deus demonstrando o cuidado dEle para com você.

Como Jefté, como José do Egito, como Jabez, como Raabe e como tantos outros, o seu nome ainda vai parar na galeria dos heróis da fé!!!

Em Cristo, Pb. Sandoval Juliano - 13.05.2009.

Comentários
Adicionar novo Busca
André Jorge   |14-05-2009
Caramba! Que mensagem! - Deus falou comigo...
Só que eu gostaria de saber se
Jefté imolou ou não a sua filha...
adailson dias  - jefté nao imolou sua filha   |07-06-2012
jefté nao imolou a sua unica filha pq DEUS nao é baal DEUS nao aceita
sacrificio humano fala se que a filha deu foi servir a deus no tabernaculo e nao
conheceu varão
Pq o maior castigo p um judeu era nao ter decendecias e a filha
dele era unica e nao conheceu varao por isso ele ficou sem decendencia
EMANOEL REIS DOS SANTOS  - A descendência de Jefté   |16-06-2014
A descendência de Jefté é espiritual,mais do que a genealógica.Não é a-toa
que seu nome está estampado na galeria dos heróis da fé.Até os dias de
hoje,ele continua gerando filhos e filhas valorosos e que guerreiam pela batalha
da fé!!!
mateus Alberto casado  - alagoas pra jesus   |19-09-2012
[b]meu querido! se ele imolou ou não sua filha, isso não muda nada em sua
história, olhe para o alto e veja o motivo de sua sobrevivência.
olhe para a
natureza
veja o lindo horizonte
fiz para ti os vales
céus, mares e monte.

a
bíblia relata em deuteronômio a seguinte frase:
o que foi revelado para os
filhos do homem,é para os filhos do homem,,porém o que não foi revelado,,isso
é mistério de Deus.
um abraço fica na paz de Deus.
neide gujansque   |07-06-2014
deus quando permite que alguém saia desse ordem para outra ele sabe o que esta
fazendo nos sofremos pq somos fruto da carne estamos ligado com a matéria, mas
as pessoas mais felizes são as que estão pronta para partir , pois têm a
certeza da salvação , o verdadeiro ´proposito de vida aqui nessa terra
efêmera, aqui e dor na eternidade tudo será prazeroso,
não haver sofrimento ,
mas somos egoístas queremos as pessoas perto de nos sofrendo em vez de deixar
partir de acordo com a vontade de deus. e só for para deus, deus permitira
...
qdo deus mandou matar crianças e virgens foi devido a convicção de já
serem salvos livres do pecado quem pagaria o preço não seria os mortos e sim
os prevaricadores adoradores de imagens adúlteros furnicadores pagaria por
ficarem sem seus querido, mas deus permite que inocentes morrem pq já estão
salvos , mas a falta de fé não nos permite crer ,,,,
helio de oliveira  - aA HISTÓRIA DE JEFTÉ   |12-02-2013
É IMPRESSIONANTE COMO ESTA HISTÓRIA TEM TUDO A VER COM MINHA VIDA ESPIRITUAL,
AS PERSEGUIÇÕES, AS ACUSAÇÕES SEM PRECEITO ALGUM, E A CADA MENSAGEM DESTA EU
PERCEBO O QUANTO É MARAVILHOSO O CHAMADO QUE DEUS TEM NA MINHA VIDA... EU
RECEBO EM NOME DE JESUS.
UMA NOITE TIVE UM SONHO E ACORDEI FALANDO A HISTÓRIA
DE JEFTÉ E AQUI ENCONTREI CONFORTO PARA MEU CORAÇÃO. AGORA POSSO ENTENDER O
PORQUE SOU TÃO PERSEGUIDO A PONTO DE TENTAREM TIRAR MINHA PROPRIA VIDA...
DEUS
SEJA LOUVADO. OBRIGADO DEUS!!!
josenildo  - sim   |22-04-2014
Leia o versiculo 39 do capitulo 11.sim com certeza ele cumpriu o seu voto
fj   |28-08-2014
Sim. foi consumado como lhe foi prometido!
Luciana   |24-09-2014
Ele não imolou a filha , ela foi como freira
AAS   |19-11-2009
matou ou não matou?
jivaldo   |06-02-2012
Ele não matou a filha. Ela chorou sua virgindade muito com as amigas, pois não
teve contato com homem, não tendo familia, ficando sem decendencia...
Ednilson   |18-08-2012
JEFTE NÃO MATOU A SUA FILHA PORQUE SE NÃO ELE CHORARIA A MORTE DE SUA
FILHA EM VEZ DE CHORAR APENAS A VIRGINDADE DELA NA VERDADE
JEFTE PROVAVELMENTE FEZ O MESMO VOTO QUE ANA FEZ COM SAMUEL PORÉM
JEFTE NÃO IMAGINAVA QUE SERIA SUA FILHA QUE SAIRIA AO SEU ENCONTRO ELE FEZ
UM VOTO DE TOLO
Anônimo   |25-11-2013
ele

so cumpriu o prometido porque oque Deus promete ele cumpre
Luciana   |24-09-2014
não matou
alvaro  - obrigado pela palavra   |06-10-2010
Que nós possamos cada dis estar na presença do senhor
Peterson Rocha   |09-11-2010
parabéns
maria do carmo  - comentário   |23-11-2010
É verdade quando DEUS quer agir niguém pode impedir
jose carlos   |18-10-2013
es indo percar sopre jefite
jose carlos   |18-10-2013
oi preciso saber se ele mato onao
Lázaro   |01-12-2010
E a pergunta que não quer calar: Jefté matou ou não matou sua filha?
Claudia  - jefté   |19-11-2012
ELE MATOU SIM SUA FILHA, CUMPRIU SEU VOTO, MAS ANTES DEIXOU ELA FICAR DOIS MESES
COM AS AMIGAS CHORANDO SUA VIRGINDADE...E QUANDO RETORNA NO FINAL DOS DOIS MESES
ELA FOI OFERECIDA EM HOLOCAUSTO....JUIZES 11:39
Pedro Martins   |19-09-2013
pois é! tão fácil a resposta... e o povo batendo cabeça! vai ler Biblía
para saber responder! e não fiquem falando heresia!

é isso ae Claudia' Deus
te Abençoe.
jose carlos   |18-10-2013
vc pode min dese mato onao
Cynthia  - Matou sim !!   |06-11-2013
Gente como é difícil as pessoas entenderem que ele matou sim sua filha .. ele
cumpriu seu voto !
Gion  - Jefté   |22-03-2014
Não amada a sua tradução deve ser a mais antiga, procure qualquer outra
bíblia que vc vai ver lá escrito que Jefté cumpriu seu voto para com ela, e
ela nunca conheceu varão, isso não ta dizendo: e Jefté matou sua filha em
holocausto, Deus não is receber uma inocente como sacrifício, ela apenas teve
a maior tristeza que uma moça podia ter não casar, porque elas viviam com um
único sonho de ter um casamento lindo e prospero!
cesar  - jesus nao aceita voto q venha a matar seus filhos   |17-04-2014
leia a biblia so o deus moloque q aceita sacrificio humano
DC willams   |13-11-2014
não pq Deus não é baal
Thais   |04-02-2013
leia em Juízes 11-29 ao 40 e tenha sua resposta.
Pascoal   |28-02-2013
Sim,Jefté fez o prometido...esta em juizes 11:39-40
E sucedeu que, ao fim de
dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha
feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
Que as filhas
de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o
gileadita.
cristina   |14-01-2011
palavra maravilhosa, a biblia é maravilhosa por si só, mas existem alguns
homens de DEUS, que a torna bem mais facil de entendermos essas
mengagens.obrigado SENHOR,por esses homens.
Carlos Eduardo   |01-04-2011
Jefté imolou a sua filha, a pedido dela, quandou soube que a promessa havia
sido feita diante de Deus.
nao deus nunca aceitou,sagrifi   |07-05-2012
deus nao e homem que minta nem filho de homen para que se arrependa
edmilson  - re:   |04-04-2011
paz amado ,o senhor verdadeiramente falou com migo,mas a pergunta,e duvidad de
muitos é matou ou nao matou sua filha,mas eu particulamente pelo que eu pode
ler,e entender,a muitas duvidas nao so entre curuosos como tambem entre
teologos,mas a biblia diz que Deus nao aceita sacrificio de homens,portanto eu
acho q ele ofereceu sua filha assim como a mae de samuel o ofereceu ao serviço
do senhor
darrison  - resposta   |13-12-2011
ele nao a sacrificou, Deus não aceita sacrificio humano, ele se preservou
virgem como voto de sacrificio para o Senhor, confere versiculo 37, 38 , 39, 40.
Claudia   |19-11-2012
vcs estão interpretando errado a biblia....quando Deus fala que nao aceita
sacrificios de homens, não é homem como holocausto, é pela mão de homens,
agora tem que ver onde ta na biblia para entender melhor....e voltando ao caso
da filha de jefté...ele ofereceu ela sim em holocausto....leia a biblia e
medite
jefte tadeu   |15-05-2013
Muito correta a sua resposta.
Gostei muito de alguém saber
a
historia sobre meu nome. Que Deus abencoe voce e sua familia!
jefte tadeu   |18-01-2013
jefte foi um homem temente
a deus
Rafael Vieira   |17-12-2013
Em nenhuma parte esta dizendo que ele entregou ela como HOLOCAUSTO.

(Jz 11:39)
- Isso por si só estabelece a questao do que consistia o cumprimento do voto.
Como não podiam haver HOLOCAUSTO de seres HUMANOS para JEOVÁ, o oferecimento
da filha de JEFTÉ para VIRGINDADE PERPETUA era a única forma de cumprir o
voto. Aqui claramente diz como ele foi cumprido - ''ELA NÃO CONHECEU HOMEM
ALGUM''
Sandoval Juliano   |04-04-2011
Eu posso até expressar a minha opinião, mas "opinião", é apenas
conjectura, não se baseia em fatos, apenas no que "eu
acho". Por isso eu preferi abordar "a mensagem que a história
nos traz", ao invés de tentar responder a uma pergunta cuja resposta
nunca deixará de ser apenas uma hipótese, a menos que algum achado
arqueológico contribua para elucidar de vez a questão.
Portanto, na
minha opinião, Jefté não matou sua filha, mas ela fez voto
de castidade e de prestação de serviço na casa de Deus, deixando de
viver em sociedade como normalmente viveria se isto não tivesse
ocorrido, o que não deixou de ser um importante "sacrifício"
de Jefté para com Deus. Se assim foi, ele não teve netos, proveniente
dela, além de outras perdas irreparáveis.

Em Cristo, Pb. Sandoval Juliano.
Flavio Lemos   |07-09-2013
Jefte matou sim sua filha, ele disse quando eu voltar da guerra eu oferecerei em
sacrificio ao Senhor e em jz 11 e 39 ele cumpriu ao Senhor o seu voto, agora se
Deus aceitou ou nao e com Ele, e essa e a razao de Jefte estar entre os herois
da fe, sua fe em Deus era tao grande que seria incapaz de fazer um voto e nao
cumprir mesmo que fosse a vida de sua filha unica
Clauto Miranda  - concordo   |24-09-2013
concordo com você, Pb. Sandoval Juliano.
- Em Jz 11 vers: 39 diz bem claro
" E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual
cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu varão. E daqui
veio o costume em Israel,
40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano a
lamentar a filha de Jefté, o gileadita, por quatro dias no ano."

aqui esta
o que todos acham que é o comprimento do HOLOCAUSTO ( E sucedeu que, ao fim de
dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha
feito
mais se fomos prestar a atenção na continuação do cap. vem ( e ela
não conheceu varão.) assim dando a resposta do que todos estão tentando
entender !
se ela não conheceu varão acho q ela teve viva para esse fato ter
acontecido !
adriano ponciano   |08-02-2014

Manos para ficar mais facil leiam em juizes 11:31e o versiculo 39 a paz do
senhor
nice  - re:   |26-08-2014
jefte,não ofereceu fisicamente sua filha em sacrificio pois conhecia a lei de
Deus que proibia sacrificio humano,e que tal ato era abominacão. ele foi
apresentada a Deus como um sacrificio vivo,dedicando sua virgindade ao servico
do santuario de Israel.
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 310 visitantes online

Receber informativos