Adultério, Fornicação, Incesto, Efeminados e Sodomia

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

Estamos tratando das obras da carne e do fruto do espírito. Entendemos por obras da carne as atitudes pecaminosas, ou seja, tudo aquilo que é gerado por nossa natureza humana e decaída e, por fruto do espírito, as virtudes procedentes de uma vida dirigida pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus.

Já estudamos, até agora, 17 obras da carne, das 40 que identificamos no texto do Novo Testamento. Neste tópico estudaremos 5 atitudes pecaminosas presentes na vida do cristão e que formam um grupo de pecados sexuais, mas que não são apenas pecados contra o corpo, mas, também, pecados cometidos contra o espírito. Esse grupo é composto por: ADULTÉRIO, FORNICAÇÃO, INCESTO, EFEMINADOS e SODOMIA.

ADULTÉRIO - A palavra hebraica usada para adultério no Antigo Testamento é na’apque é derivada das palavras aramaicas na’ªpûp e ni’ûp, e aparece somente na Bíblia Hebraica. Na’ap significa exclusivamente relações sexuais ilícitas entre pessoas casadas ou comprometidas. No latim ad alterum torum, que significa: Na cama de outro(a). Em Malaquias, encontramos o repúdio que Deus tem ao adultério -  “Portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade” (Ml 2:15). O adultério, como definido por Deus, no texto de Malaquias, não é apenas uma questão social, de quebra de relacionamentos, é um pecado que se comete contra o espírito, também. No casamento duas pessoas se tornam uma só. Essa união é espiritual e é feita na presença de Deus. No momento que acontece um ato sexual, está havendo um envolvimento de corpos e de espíritos. Por isso Paulo adverte em 1 Coríntios 6 que aquele que se une a uma prostituta está contaminando o corpo que é o templo do Espírito Santo. Se o Espírito Santo habita em nosso espírito e nosso corpo é um invólucro do espírito, então o pecado do adultério, ou da prostituição, afeta ao nosso espírito que é a morada do Espírito Santo dentro de nós.

OBS: Está em vigor, desde o dia 29 de março de 2005, a Lei nº 11.106/05, que alterou diversos dispositivos do Código Penal Brasileiro. Dentre as alterações, o "adultério" deixou de ser visto como fato criminoso. Ou seja, ninguém poderá ser punido com prisão por haver adulterado. Apesar de não mais ser tido como crime o fato "adultério", o cônjuge traído pode ainda se ver, de certa forma, compensado pelo dano moral sofrido. Não mais com a prisão do cônjuge ofensor, mas com a diminuição no seu patrimônio (o que pode configurar uma sanção ainda mais eficaz). Ora, o "crime de adultério" tinha uma pena simbólica prevista para o culpado que variava de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses de detenção. Essa pena não surtia efeito algum e nunca se via alguém efetivamente condenado. Agora, se o cônjuge infiel se ver compelido a pagar indenização ao traído, isso com certeza será mais eficaz.

FORNICAÇÃO - É o ato sexual praticado por pessoas solteiras. No Antigo Testamento, no momento da primeira relação sexual, logo após o casamento, se a mulher não sangrasse, como sinal de virgindade, ela era tida como impura e o casamento podia ser anulado. Além de anular o casamento, a moça era punida com o apedrejamento - Dt 22:20 ; Dt 22:21 . É daí que surgiu a idéia de fornicação, mais presente nos textos do Novo Testamento. A prática da fornicação é pecado contra Deus e, no Novo Testamento, é punida com a perda da salvação. Em Apocalipse 21:8 diz que ficarão de fora os fornicadores, ou seja, aqueles que praticam atos sexuais, não sendo casados. Fornicador, aqui, dá a idéia de ser alguém que não é casado e que não quer se casar para poder praticar sexo livremente.

INCESTO - Trata-se de relações sexuais praticadas entre parêntes de maior proximidade, como entre pais e filhos, entre irmãos, entre tios e sobrinhos. Estes são chamados de parentes por consaguinidade. O incesto é combatido, primeiro por questões de mistura genética, mas, principalmente, para se prevenir o abuso sexual dentro de casa. No Antigo Testamento havia proibições claras quanto a isto - Lv 20:10 ; Lv 20:11 ; Lv 20:20 .

EFEMINADOS - ‘Malakos’, do grego mole, macio, suave. Não se trata, como parece à primeira vista, de homossexualismo, puro e simples. Efeminado é o homem que tem características ou modo próprio de mulher. Em Deuteronômio 22:5 diz: "Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus". Veja que Deus mostra que a proibição serve para os dois lados. Nem o homem pode ser efeminado, nem a mulher pode ser masculinizada. A expressão efeminados, como era usada pelos gregos nos tempos de Cristo, refere-se, também, ao homem que na prática do homossexualismo faz as vezes da mulher, ou seja, o homossexual passivo.

SODOMIA -   ‘Arsevókoitês’, do grego sodomita, pederasta, homossexual. Esse termo é a junção de duas outras palavras gregas: ‘Arse’, que quer dizer macho; e, ‘koitê’, que quer dizer leito nupcial, relação sexual, coito. Seria aquele que faz sexo com outro homem, ou ainda, aquele que é ativo na relação homossexual. Em outras palavras é o “homossexual ativo”, esses, também, não herdarão o reino dos céus. Isso significa, que tanto aquele que é ATIVO quanto o que é PASSIVO estão pecando e sendo, assim, indignos do reino dos céus.

 

Em Cristo, Sandoval Juliano - O Presbítero - 14.09.2011.

 

Fontes:

http://www.advir.com.br/sermoes/especial/sexo/adulterio_3.htm

http://jus.com.br/revista/texto/7871/adulterio-traicao-e-dano-moral

http://www.infoescola.com/sociologia/adulterio/

http://exegesedonovotestamento.blogspot.com/2009/12/1-corintios-69-nem-efeminados-nem.html

 

Comentários
Adicionar novo Busca
André  - Uma dúvida   |29-09-2011
E o sexo oral?
Pastor,
Tenho dúvidas a respeito do sexo oral? É ou não é
proibido pela
bíblia?

André
Sandoval Juliano   |29-09-2011
Proibido?- Não. A Bíblia não trata de tantos detalhes, assim. Se
procurarmos entre as diversas obras da carne, certamente encaixaremos o
sexo oral na impureza, sodomia etc. Mas, se vc procura por um texto
específico, não me lembro. Vale aí a sua consciência, seus princípios
e, principalmente a higiene.

Em Cristo,
Imoral?   |30-09-2011
Não...é delicioso...o pior que isso vicia!
casius maximo erli  - Infidelidade   |04-05-2012
Presbítero Sandoval se um homem, casado, pastor de uma igreja, com mais de 100
membros, cometer adultério e largar a sua família, indo morar com outra
mulher, e depois de vários reverses, a esposa legítima que também pastoreia a
igreja aceitá-lo de volta suscessivas vezes, e tiver relação com ela , pode
se considerar impura? como fica o arrependimento de ambos diante Deus e sua
palavra?
marcelo  - perdao   |02-09-2012
existe perdao pro sodomismo
ANTONIO PINHEIRO  - sodomitas   |19-08-2013
Pastor; lendo seus esclarecimentos sobre a questão "sodomistas",
observo que o Sr. considera como tais apenas os que praticam o homossexualismo.
A 1ª carta aos Coríntios 6.9-10 orienta que "..nem os devassos,...nem os
efeminados, nem os sodomitas....herdarão o reino dos céus". Andei fazendo
uma análise nesses termos e pesquisei sobre o significado de cada termo.
entendo que o termo "sodomistas" diz respeito aos que praticam o
"coito anal", tanto homo como heterossexual, até porque a única forma
de homossexuais do sexo masculino praticarem o ato sexual em si, é, digamos por
esse método. E a carta aos coríntio acima citada separa os homosexuais
(efeminados) do sodomistas e até dos devassos (no meio dos quais poderíamos
incluir tanto uns como outros). Assim, gostaria que o Sr. esclarecesse melhor
sua posição, até porque eu, como outros, costumo ler seus comentários e os
tenho c...
Samuel  - sodomitas   |05-12-2013
então, cara, vc deve ter pesquisado em dicionarios portugueses. e o portugues
veio do latim, diferente da biblia, que boa parte é em grego. e sodomia está
presente nos dois vocábulos e com diferentes significados, o que o pastor fez o
estudo é do grego e o significado que vc achou é latim.
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
 

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 282 visitantes online

Receber informativos