Sandoval Juliano - O Presbítero em Cristo

Inimizades, Porfias, Emulações e Pelejas

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 110
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

Gl 5.20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Estamos tratando das obras da carne e do fruto do espírito. Entendemos por obras da carne as atitudes pecaminosas e, por fruto do espírito, as virtudes procedentes de uma vida dirigida pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus.

Neste tópico estudaremos 4 atitudes pecaminosas, que aparecem na lista de Paulo aos Gálatas - INIMIZADES, PORFIAS, EMULAÇÕES e PELEJAS. Estamos agrupando algumas das obras da carne, porque tratam-se de um mesmo tema. Neste caso, trata-se de pecado contra o meu irmão e, no sentido de grupo, são os pecados que quebram a unidade do corpo, ferindo o amor fraternal. Mais uma vez, a disposição das palavras na lista, obedece a uma ordem crescente, do menos grave para o mais grave, pois começa com sentimentos e termina com atitudes.

INIMIZADES - Do latim vulgar inimicìtas - Sentimento duradouro de hostilidade; ódio, aversão, malquerença. É o sentimento que, uma vez estabelecido no coração de alguém, contra outrem, não lhe permite desejar o bem do outro, não lhe permite se alegrar em hipótese alguma com a vitória do outro, faz com que o outro sempre lhe pareça rival, mesmo que não seja... É, também, o sentimento que faz com que a pessoa procure sempre andar na contramão do que a outra pessoa gosta. A Bíblia diz que a amizade com o mundo é inimizade com Deus - Rm 8:7 e Tg 4:4 . Ou seja, quem ama os prazeres mundanos está andando na contra-mão da vontade de Deus. A inimizade, como sentimento, retratado por Paulo em suas epístolas, parece tratar-se de uma antipatia gratuita, sem causa aparente, desinteligência, falta de compreensão, um mal-entendido. Por exemplo, uma falta de cumprimento pode ser suficiente para desencadear um processo de inimizade. Observe-se que não é que as pessoas se tornam nossas inimigas, na maioria das vezes não temos nenhum inimigo, é a nossa mente quem cria situações que não existem e nós, gratuitamente, elegemos inimigos.

PORFIAS - Vem do vocábulo grego "eris" - São comportamentos que resultam do sentimento de inimizade alimentado e guardado no coração, como descrito anteriormente. Esta palavra descreve debates, disputas e lutas que freqüentemente ocorrem quando pessoas estão preocupadas, de modo egoísta, em proteger seus próprios interesses. Onde o amor não está presente, cada um faz questão até de milímetros do que é seu. Quando ninguém está disposto a perder terreno para o outro, ocorrem disputas, bate-bocas e debates intermináveis. Foi desta palavra que surgiu a palavra teimosia. Se a sensação de inimizade já está presente no coração de alguém, (e eu estou falando da inimizade gratuita, criada pela nossa mente), a porfia é o próximo passo.

EMULAÇÕES - A emulação é o sentimento que leva uma pessoa a querer igualar-se ou a superar alguém, e, na maioria das vezes, leva a pessoa a disputar a preferência. Na igreja, é comum encontrar alguém que disputa a preferência com uma pessoa que é querida pela igreja e pelo pastor. O emulador, inicialmente, procura imitá-lo para mostrar que ele "também tem chamada", ou que ele "também é capaz". Se isso não for suficiente, ele procurar superar a outra pessoa, chegando primeiro, fazendo mais, demonstrando mais devoção e piedade. Se isto não for suficiente, ele passa a desmerecer ou a depreciar a outra pessoa, procurando de todas as formas tomar-lhe a posição.

PELEJAS -  Peleja é uma palavra de origem grega, oriunda da palavra “eritheiai”, diferente de "Eris/porfia", porque a porfia dá o sentido de debate teimoso. Já a peleja, da maneira como aparece na lista das obras da carne, sugere discórdia ou uma disputa política, busca por primazia, formação de grupos de interesses. Geralmente acontece quando alguém não concorda com um pensamento, com uma tese, com um ponto de vista e quer que o seu ponto de vista prevaleça. Então ele inicia uma campanha para conseguir adeptos de suas idéias. Na igreja em Corinto haviam os adeptos de Paulo, os de Apolo, os de Pedro e os de Cristo. Esse comportamento causa o enfraquecimento da unidade da igreja e gera grandes divisões. Este pecado é mais comumente praticado por líderes, por pastores. Quem não tem o poder ou não o aspira, dificilmente vai se envolver em pelejas, facções. Ou seja, pastores e líderes, em geral, podem praticar as obras da carne, geralmente, revestidos de um sentimento de estar lutando pelo crescimento da obra de Deus. Onde há peleja, não há corações puros. Um coração puro age como o de Abraão, que chamou seu sobrinho Ló e disse: "...Não haja contendas entre nós, porque irmão somos... Se fores para a direita irei para esquerda, se para a esquerda fores, eu irei para a direita... sem mágoas!"

 

Esta série de estudos bíblicos está sendo ministrada no culto de doutrina e ensinamento, todas as quartas-feiras, à noite, na congregação onde sirvo ao Senhor, como pastor, que fica QNQ 02 - Ceilândia-DF.

Sandoval Juliano, O Presbítero, em Cristo - 17.08.2011

Fontes de Consulta:

http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComDeus/ObrasCarneFrutoEspirito-IBR-StaCatarina.htm

http://www.dicio.com.br/inimizade/

http://www.igrejasementedavida.com.br/docs/obrasefrutos/aula08.html

http://www.estudosdabiblia.net/d23.htm

http://www.vivos.com.br/418.htm

Comentários
Adicionar novo Busca
Junior   |13-01-2014
Pr Almir Rocha  - Parabéns   |10-04-2014
Gostei muito da palavra sobre inimizades
Anônimo   |28-04-2014
Excelente esta explicação !! Aprendi muito.


Vilma
francisco de assis   |12-11-2014
Anônimo   |09-12-2014
gostei muito da explicação, aprendi muito sobre o assunto. e q eu tiver
dúvidas sobre alguns temas bíblicos vou vos consultar.
nubia   |16-02-2015
Bom aprender sobre o reino do nosso Deus
Anônimo   |23-02-2015
Muito lindo é maravilhoso apredermos sempre um pouco mais da palavra do senhor
e salvador Jesus Cristo. Parabéns
iara   |02-04-2015
obg irmao por nos esclareçer Deus abençoe
Marcelo   |06-08-2015
Muito bom Deus o abençoe muito claro e objetivo é assim q o povo de Deus tem q
ser
Carla Chantre   |03-09-2015
Muito bom estudo!!!
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
 

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 254 visitantes online

Receber informativos