3 Dádivas que o Filho Pródigo Recebeu

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 22
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

  Lc 15:22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;

 

          Dentre as 31 parábolas proferidas por Jesus, esta é a minha preferida. Amo tudo que está inserido nela. É uma riqueza tão grande que dá para extrairmos incontáveis lições/sermões. Dá para analisarmos o que levou o filho a sair; sobre a herança; sobre o sofrimento ao cair no mundo; sobre a recompensa dos seus atos; sobre o arrependimento; o retorno; o abraço do pai; a ira do irmão mais velho e tantas outras preciosidades... Mas, quero partilhar com vocês, apenas, sobre três presentes valiosos que o pródigo recebeu:

I. A MELHOR ROUPA - A roupa, naquela época, significava muito mais que apenas uma peça do vestuário. As pessoas pobres não podiam se dar ao luxo de vestir boas roupas. Eles vestiam-se com roupas velhas, desgastadas, às vezes, com verdadeiros trapos. Era comum as pessoas usarem peles de animais apenas para cobrirem partes do corpo, uma vez que não havia produção industrial, roupas produzidas em larga escala que desse para atender a demanda. Desta forma, apenas os ricos, os abastados, se vestiam com roupas de tecidos leves e finos.

          A roupa, portanto, indicava a classe social que a pessoa pertencia. Os escravos, os trabalhadores braçais, tinham vestimentas que os identificavam de longe.

          O pai, nesta parábola, ao dar ao filho a melhor roupa, estava dizendo: - Você não será apenas meu jornaleiro, muito menos meu escravo, você é e continua sendo meu filho. E, com isto, o pai restituiu ao filho a posição privilegiada que ele tinha perdido, colocando-o no topo da pirâmide social.

          Que coisa linda! É exatamente isto que Deus faz àqueles que se voltam para Ele, o Senhor nos veste com vestes de justiça e de santidade! Ele quer que sejamos identificados e reconhecidos como Seus filhos, como Seu povo!

II. PONDE-LHE UM ANEL NA MÃO - O anel representava autoridade.Tanto os reis, como os grandes comerciantes, assinavam seus documentos carimbando-os com seu anel. Qualquer carta, edito real ou contrato comercial que fosse marcado com o anel de uma autoridade tinha fé pública.

          Dar ao filho o anel era a maior declaração de perdão por parte do pai. O pai estava constituindo aquele filho como o gerente de sua fazenda e de seus negócios. Estava dando a ele autoridade para administrar seus bens. A despeito de o filho ter lhe causado prejuízo, ao gastar um terço de seus bens, desperdiçando-os pelo mundo a fora, o pai declarava, com aquele gesto, seu perdão e sua confiança.

          Esta é a verdade mais intrigante do Evangelho: O perdão incondicional de Deus. "Lançarei seus pecados nas profundezas do mar e de suas iniquidades não me lembrarei mais" - Mq 7:19 ; Hb 8:12 .

          O pai não apenas recebia em casa o seu filho rebelde, mas dava a ele autoridade e poder. O filho não se submeteria a mais ninguém, senão a seu próprio pai. Foi exatamente isto que o Senhor disse a nós - Lc 10:19 .

III - E SANDÁLIAS NOS PÉS - As sandálias representavam liberdade e luxo. Só os livres podiam usá-las. Os escravos andavam descalços. O pai não confinaria seu filho ao interior de sua propriedade com medo que ele se distanciasse novamente. O pai estava dando ao filho o direito de entrar e sair quando quisesse.

          O crente não pode e não deve  viver descalço - Ef 6:15 . Não deve andar com o espírito abatido como se escravo fosse. Somos livres, somos filhos, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo...

          Os pés nem sempre recebem a atenção que merecem, mas a sua importância é incontestável, especialmente por serem a base de sustentação de todo o corpo.

          Quantos problemas de saúde são contraídos ou podem ser contraídos por aqueles que andam com os pés no chão. Assim como os sapatos, as solas dos pés perdem gradualmente sua natural proteção almofadada, pela degeneração do tecido gorduroso  e, conseqüentemente, perdem sua habilidade de amortecer impactos. Em função disto, para preservar a saúde dos pés a pessoa deve, desde cedo, priorizar o conforto, especialmente na hora de escolher o calçado. Calos, tétano, trombose e outros problemas de saúde são advindos da falta de cuidados com os pés. Por isso, nos tempos bíblicos, mesmo que o banho de todo o corpo não fosse tão comum como em nossos dias, eles não se descuidavam dos pés. Era hábito e até fazia parte da tradição religiosa lavar os pés, sempre que entravam em casa e na hora de dormir - Gn 18:4 ; Ex 30:21 .

          E o Senhor, representado pelo pai, nesta parábola, também fez questão de dar ao seu filho calçados, tanto para proteção de seus pés quanto para que ele tivesse uma vida confortável e digna. Quanto ao cuidado que nosso Deus tem com os pés do Seu povo leia os seguintes textos - 1Sm 2:9 ; 2Sm 22:34 ; Ne 9:21 .

Em Cristo, Geusa P. de Sousa Juliano - 27.10.2010

Comentários
Adicionar novo Busca
Sandoval Juliano   |27-10-2010
Esta mensagem, pregada no último dia 17.10.2010, pela autora deste texto, em
nossa congregação, elevou-nos às alturas e trouxe grande edificação para o
povo de Deus. Como é bom ouvirmos uma pregação centrada na Bíblia, didática
e ungida!

Em Cristo,
luiz claudio  - amei, DEUS continue te abençoando.   |10-03-2013
parabéns.
Philipe   |20-01-2011
Faço minhas as palavras do Sandoval. Pregação bem didática e com ótima
percepção histórica dos contextos.

Deus continue te abençoando
Geusa.

té mais...
Edinara   |03-08-2011
Palavra para o meu enlevo espiritual..
romildo dias  - filho prodigo e jesus cristo   |16-11-2013
Nossa q estudo show de bola, aprendi muito com isso, me fez enxergar melhor o q
eu queira descobrir o pq dos presentes dado pelo pai ... parabéns q Deus lhe
abençoe kda vez mas ...
eberton santos  - filho pródigo   |22-06-2014
parabens, o simbolismo é algo profundo e de muita relevancia na biblia, por
isso é de suma importancia observa-los.
Anônimo   |26-06-2014
muito bom a interpretaçao. Me ajudou muito. Foi realmente balsamo pra
minha vida.
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 380 visitantes online

Receber informativos