Fazei neste vale muitas covas.

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 55
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

      

"E disse: Assim diz o SENHOR: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais."  - 2 Reis 3: 16, 17.

Jorão, filho de Acabe, era rei em Israel, Jeosafá, rei em Judá. Estes se aliaram ao rei de Edom e marcharam contra Mesa, rei dos moabitas. Sete dias depois de terem saído, com todo o exército, em marcha contra Moabe, descobriram que a guarnição responsável pelo suprimento de água havia errado nos cálculos e não havia levado água suficiente para o exército.

Ao ver a situação em que se encontravam os animais e os soldados, naquele deserto escaldante, o rei Jorão se desesperou. Sabedor que era do seu estado pecaminoso, imaginou que Deus o puniria pelos seus pecados e a todo aquele exército.

Ao tomar conhecimento da situação, Jeosafá, rei de Judá, que era mais temente a Deus, perguntou se entre o povo não havia algum profeta do Senhor, por quem eles pudessem consultar a Deus.

O profeta Eliseu estava no meio da tropa. Profeta também exerce suas funções sociais e não se furta aos seus deveres como cidadão.

Os três reis desceram até ele e pediram a ele que orasse e pedisse a Deus uma palavra sobre o que deveriam fazer para não caírem nas mãos do inimigo.

O profeta solicitou que lhe trouxessem um harpista que pudesse lhe tocar uma música. A música, especialmente a cristã, exerce um papel importante na preparação do nosso coração para entrarmos em comunhão com Deus. Ela tem a capacidade de elevar os corações, transformar o que o abrange e dirigir as almas ao Criador. Em Efésios 5:18,19 Paulo nos revela que uma das maneiras de nos tornarmos cheios do Espírito Santo é "cantando e salmodiando ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais".

À medida que uma canção era entoada, veio sobre Eliseu o Espírito do Senhor e o profeta apresentou a receita para se adquirir a vitória naquela batalha:

"Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais"

UMA ORDEM APARENTEMENTE SEM SENTIDO

Imaginem os soldados quando ouviram a ordem, repassada pelos três reis aos seus comandantes: Fazei covas neste vale! - Não parecia ter sentido algum uma ordem como esta. Eles não possuiam ferramentas para cavar. Se estavam na guerra, o que tinham era espadas, escudos e lanças. Como então deveriam obedecer a esta ordem?

A ordem não era para ser questionada, era para ser odedecida. Eliseu era profeta de honra em Israel e se sabia que a palavra de Deus na boca dele era a verdade. De forma que todos começaram a cavar pelo menos uma cova naquele vale.

 

O QUE AS COVAS NO VALE REPRESENTAM NA VIDA CRISTÃ?

I. REPRESENTAM AS RESERVAS QUE PRECISAMOS FAZER EM NOSSO CORAÇÃO

A nossa vida nos reserva muitas surpresas. Para nós, que somos crentes, a igreja é o lugar onde nos reabastecemos espiritualmente. Ao ouvirmos os louvores, os testemunhos e as pregações, somos renovados e fortalecidos na fé para prosseguirmos em nossa jornada. Todavia, acontece de, por alguma circunstância desfavorável, termos que nos afastar dos cultos. Pode ser por uma longa internação em um hospital; pode ser por um emprego cujo horário de serviço não nos permita frequentar a igreja; pode ser porque fomos enviados em uma missão em um lugar distante onde não haja igrejas, etc.

Em função disto, se faz necessário cada um de nós fazermos uma reserva espiritual que nos permita, como o camelo, atravessar um deserto, e sobreviver sem passar pelo processo de desidratação.

Não é correto vivermos na superficialidade da vida cristã, nos alimentando apenas de "algodão doce" e "coca-cola". O crente precisa aprofundar-se no seu relacionamento com Deus, na leitura da Palavra, no exercício de sua fé.

Precisamos deixar de ser apenas "ouvintes", como disse Tiago: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;" - Tiago 1:22,23.

Fazer covas é criar estoques, é fazer reservas, é ser profundo, é construir uma sapata(aquela parte inferior do alicerce, mais larga e mais profunda).

II. REPRESENTAM O TAMANHO DA FÉ QUE CADA UM TEM NA PALAVRA DE DEUS

Cada soldado deveria cavar uma cova. Foi dito pelo profeta que as covas se encheriam de água de modo que beberiam dela e ainda saciaraiam a sede dos animais.

Cada soldado fez a sua cova de acordo com a atenção e a fé que teve na palavra profética do homem de Deus. Aqueles que achavam ser isto uma loucura, um coisa sem nexo, fizeram uma cova pequena. Não fora dito que tamanho deveria ter cada cova. Portanto, cada um cavava de acordo com a fé que tinha.

Quem sabe, alguém mais crítico, pensou logo em cavar um pouco mais fundo porque acreditava que aquelas covas seriam usadas para o próprio sepultamento deles.

E assim, cada um foi cavando suas covas.

Diz a Bíblia que ao fim da madrugada, estando os soldados extenuados, ainda dormindo, desceram umas águas das montanhas de Edom. Deus fez surgir uma mina de água nas montanhas próximas de onde eles estavam. As águas encheram, em pouco tempo, todas aquelas covas e formou-se uma pequena lagoa sobre aquela superfície.

Durante o dia a batalha se travou, o exército de Israel sagrou-se vitorioso e ao voltarem ao vale, foi dado a cada um o direito de usufruir da água que estava empoçada na cova que haviam construído.

III. REPRESENTAM A CAPACIDADE QUE CADA CRENTE TEM DE FAZER A OBRA DE DEUS

"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." - Romanos 12:3

Cada pessoa possui talentos e uma capacidade nata para criar, apresentar, desenvolver projetos, e exercer atividades diversas. Na obra de Deus não é diferente. Cada um presta ao Senhor um serviço. A uns o Senhor deu cinco talentos, a outros dois e a outros apenas um.

"E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas." - 1 Co 7:17.

Quanto mais cavas as tuas covas neste vale, mais recurso terás para prestar o teu serviço. No entanto, se és uma pessoa de poucos recursos e não procuras adquirir mais, serás limitado na tua capacidade de servir ao Senhor. Não invejes a teu irmão que prospera e que presta um grande serviço na obra de Deus. Faça aquilo que está ao teu alcance e se queres que tuas "fronteiras se alarguem", busque mais, cave mais, ore mais, leia mais, evangelize mais, sirva mais, doe-se mais.

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?  

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente."     - 1 Co 12:28-31.

Em Cristo, Sandoval Juliano - O Prsbítero - 16.03.2012.

 

Fontes de consulta:

http://eder-silva.blogspot.com/2009/07/importancia-da-musica-crista.html

http://amigaohinos.vilabol.uol.com.br/musica.htm

Comentários
Adicionar novo Busca
Reinldo   |02-06-2012
Muito bom o estudo, parabéns e que o Senhor continue te abençoando
José adilson tavares   |18-11-2012
ótimo esboço!! se me permite vou orar a Deus e pedir inspiração para pregar
base ado nessa mensagem.
nanda   |26-12-2012
Deus seja louvado a Palavra de Deus e poderosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FATIMA SANTOS   |25-01-2013
amei muito bem aprendi , muito e que DEUS te abençõe sua vida feliz 2013
wenderson   |04-12-2013
Muito bom! Só queria lembrar onde estava o cap e o vers, acabei lendo todo esse
esboço. Deus q te abençoe
george vós de trovao   |25-03-2014
muito bom receber providência quando passamos no vale
Anônimo   |01-06-2014
vou ora pra Deus mim dar permissão pra mim pregar
Anônimo   |03-11-2014
Anônimo   |03-11-2014
Desculpa essa emotion
Anônimo   |03-11-2014
Pastor o que fazer, quando não conseguimos mais cavar covas?
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 485 visitantes online

Receber informativos