As Doze Pedras do Altar de Elias

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 103
PiorMelhor 

Sandoval Juliano
 1Rs 18:30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado.
 1Rs 18:31 E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
 

O altar tinha uma importância muito grande no culto a Deus no Antigo Testamento. Era sobre o altar que a oferta ou o holocausto era oferecido e em volta dele se reuniam os convidados em santa reverência perante o Senhor. Todos os altares tinham modelos, com critérios predefinidos por Deus. O altar que tinha sido construído no monte Carmelo e que neste texto bíblico foi reconstruído pelo profeta Elias, continha elementos indispensáveis para que uma oferta fosse aceita diante de Deus. O 1º elemento eram as pedras. Em geral eram utilizadas 12 pedras não trabalhadas, como se vê na ordem divina em Êxodo 20:25 - "E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas...". O 2º elemento era a lenha - "... mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã..." - Levítico 6:12. O 3º elemento era o animal que deveria ser oferecido. No caso do monte Carmelo, o animal imolado foi um "bezerro". Para cada sacrifício no Antigo Testamento, havia um animal específico. O bezerro era utilizado para holocausto, para ofertas pacíficas e para consagração de alguém ao Senhor - "E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança". - 1 Samuel 1:24. No altar de Elias um novo elemento foi introduzido - a água. Elias ordenou que derramassem bastante água sobre o altar, ordenando antes, que fizessem um rego em volta do altar para represar a água que seria derramada. O objetivo de Elias era provar que não haveria nenhum truque, até a lenha que em via de regra, precisava ser bem seca, ficou encharcada para que não pairasse qualquer dúvida da manifestação do poder de Deus.

Cada um desses elementos tem um significado para a vida cristã, uma vez que a Bíblia é o livro dos símbolos e por meio deles Deus fala com o seu povo. Não obstante, falarei apenas sobre as pedras que foram utilizadas para a construção do altar.

PORQUE AS PEDRAS NÃO PODIAM SER LAVRADAS?

Êxodo 20:25 - "E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril(instrumento de ferro), profaná-lo-ás".

Por que as pedras tinham de ser brutas? Não lavradas, não lapidadas, não boleadas, não polidas, não trabalhadas com ferramentas nem esculpidas, apenas brutas, no seu mais primordial estado e forma, naturais, ásperas, opacas, informes, imperfeitas?

Na obra de Deus há um mistério: Não são as nossas habilidades que determinam os frutos, os resultados. Para se alcançar o coração de um pecador com a mensagem do Evangelho não é necessário a eloquência, os recursos técnicos da oratória, a aparência impecável do orador. Todos esses recursos são úteis, mas não são necessários/indispensáveis. "E eu irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria". - 1 Coríntios 2:1. "Porque Cristo enviou-me, (...) para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã". - 1 Coríntios 1:17.

Não precisamos enfeitar o altar do Senhor para que tenhamos resultados. Não precisamos recorrer a técnicas de recursos humanos, recursos tecnológicos, televisivos, de marketing, empresarial, eventos, shows, pirotecnia etc, para atrairmos a glória do Senhor e alcançarmos mais "fiéis" para nossa igreja.

Onde o homem põe a mão, tentando melhorar, tentando tornar o altar mais atraente... menos manifestação de poder de Deus haverá.

Se as pedras do altar do Senhor não podiam ser lapidadas, imaginem se o Senhor recebe em seu altar essas músicas "gospel" plagiadas do mundo, cujos compositores, em sua maioria, nem convertidos são!

PORQUE TINHA QUE SER DOZE PEDRAS?

A primeira vez que o Senhor exigiu que fossem utilizadas 12 pedras na edificação de um altar, foi na passagem do rio Jordão, em Josué 4. Cada pedra seria retirada do leito do rio por um representante de cada uma das doze tribos de Israel. O motivo? - O Próprio Deus respondeu: "... assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel". - Js 4:7 . O povo de Deus precisava trazer sempre, em memória, que Deus é o Deus de Israel, ou seja, que em todo o Israel, em todas as tribos, em todos os municípios, em todas as cidades, somente Deus Jeová - IHVH, era e deveria ser o Deus de Israel. Aquele altar serviria, também, para trazer à memória do povo o milagre da passagem do Jordão, ao chegarem à Terra Prometida.

Pois bem, Elias certamente tinha essa mesma intenção, um altar com doze pedras, para dizer a Israel, mais uma vez que somente o SENHOR deveria ser adorado e servido como Deus em todo o Israel.

O QUE AS DOZE PEDRAS REPRESENTAM EM NOSSOS DIAS?

1º - As pedras representam as pessoas, cada crente em particular é uma pedra no altar de Deus. Se levarmos em conta que a reunião de salvos forma um altar de adoração, cada crente deve se sentir e se comportar como uma pedra. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo". - 1 Pedro 2:5. 

2º - Se considerarmos que cada um de nós devemos erguer um altar, sobre o qual devemos apresentar a Deus nosso sacrifício de louvor, como diz em Romanos 12: "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional", então,

COM QUE PEDRAS DEVEMOS CONSTRUIR ESSE ALTAR?

1ª Pedra - AMOR - "Deixa que o Espírito implante em teu ser, o amor de Cristo, divinal prazer..." - 4ª estrofe do hino 77 da Harpa Cristã. Assim como um "marca-passo" implantado no peito de uma pessoa, regula os batimentos cardíacos, o amor de Cristo, uma vez implantado em nosso ser, regulará todo o nosso comportamento, nossos sentimentos e, inclusive, nossa adoração.

2ª Pedra - UNIÃO - "Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união..." - Salmos 133:1.

3ª Pedra - ALEGRIA - "Servi ao Senhor com alegria..." - Salmos 100:4a.

4ª Pedra - CÂNTICOS DE LOUVOR - "... apresentai-vos a Ele com cântico" - Salmos 100:4b. "CANTAI ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas" - Salmos 98:1. "por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR" - Salmos 27:6.

5ª Pedra - FÉ - "Porque sem fé é impossível agradar a Deus" - Hebreus 11:6.

6ª Pedra - A PALAVRA DE DEUS - A leitura da Bíblia deve ser elemento indispensável em um culto de adoração. "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás...” Josué. 1:7.

7ª Pedra - DONS ESPIRITUAIS - "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação". - 1 Coríntios 14:26.

8ª Pedra - O ANSEIO POR DEUS - Apresentar-se diante do Senhor sem o anseio por Deus é uma tremenda perca de tempo. "Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água". - Salmos 63:1. 

9ª Pedra - OFERTA - Isto mesmo. Está escrito: "Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o SENHOR". - Deuteronômio 16:16. 

10ª Pedra - HUMILDADE - "Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas...". - Atos 20:19.

11ª Pedra - REVERÊNCIA - "Deus é muito formidável na assembléia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam". Salmos 89:7. "Guarda o teu pé, quando entrares na casa do Senhor". - Eclesiastes 5:1.

12ª Pedra - GLORIFICAÇÃO - "E no seu templo todos dizem glória" - Salmos 29:9. "Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará". - Salmos 50.23.

Comentários
Adicionar novo Busca
O presbítero.   |11-01-2012
Este texto foi preparado por sugestão do irmão Meuze Ribeiro, de Alagoas,
que enviou um e-mail para este site sugerindo que postássemos um
texto com este tema.

Obrigado, irmão Meuze.

Se você também
tem alguma sugestão de tema, escreva-me.

Em Cristo,
Eikhiman Leite   |08-11-2012
Uma benção. Muito bom para nós que desejamos agradá-Lo cada vêz mais.
Graça e paz.
geraldo  - Altar   |29-03-2013
muito bom estive observando este texto e para mimfoi de grande valia muito
obrigado
sueli pereira   |02-05-2014
Deus continue te abençoando, muito forte esse estudo
jadinélia carmo costa silva  - o servo fiel   |03-05-2014
irmão este texto muito enriquecido me ajudou muito,as vezes o nosso altar está
desconcertado e não nos damos conta de que ele precisa ser arrumado para assim
oferecermos o melhor para o nosso senhor jesus cristo.que Deus abençoe com
ricas bençãos dos céus a todos com suas famílias.Fiquem com Deus, a paz do
senhor até breve.
irmão:francisco de Jesus  - Gênesis. cap, 30. vessc. 37-42   |25-07-2014
Gostaria que o amado, me enviasse uma mensagem. De Gênesis. Cap.30: 31-42.
Ok.!!
Mauro Pinheiro  - notificação/agradecimento   |16-08-2014
Prezado Presbítero Sandoval,

Estou em uma batalha espiritual à favor de um
Ev; que está doente há vinte anos, eu aguardava em Deus uma orientação, foi
quando em uma conversa com uma anciã,sobre o altar de Elias, O Senhor me abriu
o entendimento para que eu usasse este tema; então em uma pesquisa na
rede
descobri no teu site as resposta e todo o procedimento´agora no
domingo(amanhã/17/08/2014) darei uma resposta ao Ev. que espera desde
junho
esse momento e creio na libertação. Peço oração ao Presbítero para
recebermos vitoria em nome do Senhor Jesus. Missionário Mauro Pinheiro.
marcus mayo  - teologia da prosperidade   |05-07-2012
eu sugeria que o amado presbitero postasse um estudo que tirase as duvidas do
povo de DEUS sobre a teologia da prosperidade. que invadio o meio evangelico,
ate as musicas não louvam mais a DEUS e sim o homem Ex: (agora é so vitoria)-
( minha vitoria hoje tem sabor de mel) onde o importante e ter sucesso, hoje o
crente quer saber de estatus financeiro. aqui em Silves o antigo pastor so
visitava os crentes que tinham uma condição financeira melhor (vereador)
politicos, empresarios. dificilmente se visita um irmão humilde de uma
situação financeira inferior.paz.
ilton   |22-01-2013
muito bom, vou pregar esta mensagem na minha igreja!
ANA MARIA  - pastora e missionaria em guiné bissau - africa   |30-01-2013
muito bom pois estou pregando sobre vida no altar. Deus continue abençoando
vosso trabalho e vosso ministerio.
Anônimo   |16-02-2013
boa noite eu gostaria de saber se é possivel saber onde buscaram a agua que
Elias pediu e qual a distancia do local obrigado Deus o abençoe
RONDINELLI   |21-06-2013
MUITO BOM
marcilio elias   |03-08-2013
bom de mais estou edificado.
Miralvo Passos Guirra  - acrescentando   |14-08-2013
1- falou da pedra
2- Em nome do Sr. este é o maior fracasso das pessoas que
querem fazer todo em seu nome... ai Deus nunca vai te honra. Toda honra deve ser
a ELE Deus.
3- Profundidade esta nos fala da nossa profundidade de adoração de
firmesa com o nosso Deus
4- Semente ... nos diz que fomos chamados para dar
frutos e frutos bons.
5- A lenha isto tbem nos diz tbem ao nosso respeito...
devemos ter em conta
que somos todos iguais independente
das nossas diferenças
assim como não tem lenha igual nos seres homanos também não somos iguais.mas
somos filhos do mesmo Deus e temos a mesma utilidade.
6- o cordeiro esquartejado
nos dis que devemos ser quebrantados diante de Deus.
7-A Agua nos diz que
devemos ter neutralidade ser neutro consernentes a determinados assuntos...
ficar tomando partido desse ou daquele isso
não nos diz respeito.
ESTE DEVE
SER O ALTAR DOS QU DESEJAM SER ATENDIDOS POR DEUS COM FOREM O INVOCAR
WILTON BENTO PIMENTA  - ÓTIMO   |15-08-2013
MUITO BOM, VOU PREGAR ESTA MENSAGEM.
ozias cruz  - as 12 pedras do altar de elias   |05-10-2013
COLOCAR EM PRATICA AS 12 PEDRAS DO ALTAR DE ELIAS E IMPORTANTE NA MINHA VIDA
ESPIRITUAL.SABER TUDO ISSO FEZ MUITO BEM A MINHA PESSOA.OZIAS DE MURIQUI
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 356 visitantes online

Receber informativos