O que nos leva a perder o 1º amor

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 23
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”
 – Ap 2:4 .

 A expressão: PRIMEIRO AMOR nos remete a alguns sentimentos bons, porque AMOR é a base dos sentimentos bons;

 Falar em primeiro amor nos faz recordar as primeiras sensações que todos nós tivemos em algum momento da vida. Por exemplo:

1. Quando éramos "pobres", a primeira maçã que comemos;
2. Quando éramos criança, a primeira vez que conseguimos nos equilibrar em uma bicicleta, a primeira Barbie ou o primeiro carrinho com controle remoto;
3. Quando adolescentes, o primeiro computador, o primeiro emprego, o primeiro beijo, a primeira paixão;
4. À medida que crescíamos, a primeira vez que dirigimos um carro, a primeira namorada(o) que apresentamos aos pais, a conclusão do ensino médio, a primeira vez que o rapaz se apresentou no serviço militar;
5. Nosso primeiro carro, nossa carteira de motorista, nossa primeira sensação de indepência;
6. O noivado; o momento que fomos pedir a mão da noiva em casamento... Quem se esquece do casamento; da primeira relação sexual;
7. É inesquecível a alegria do momento em que tivemos a notícia de termos passado no primeiro concurso, do momento que pegamos o telegrama convocando-nos para a posse do emprego que sonhávamos;
8. O que dizer da sensação da descoberta da gravidez; do momento em que o homem pára, pela primeira vez e diz: Vou ser pai; do momento em que a jovem passa a mão na barriga e diz: Vou ser mãe;
9. Quem se esquecerá dos seus primeiros momentos no seu mais novo emprego? dos votos que fez de valorizar aquela oportunidade e de ser o melhor funcionário daquela empresa ou daquele órgão; da dedicação, do empenho em aprender e da alegria dos primeiros elogios...  da primeira promoção na carreira...;
10. Não dá para descrever a sensação da primeira vez que se é professor da escola dominical; que se é presidente de mocidade ou líder das senhoras;
11. É igualmente indescritível a emoção da chamada para ser diácono, para ser presbítero e para pastorear a primeira congregação;
12. Quem se esquecerá da primeira vez que foi eleito deputado federal? da sensação de ter sido o mais votado para prefeito, para governador ou para presidente da república?
 
          A primeira sensação registra em nossa memória até detalhes que não imaginamos: o cheiro, a cor, a quantidade de pessoas, a maneira como fomos recebidos, como fomos tratados. E, quando falamos de vida espiritual, não conseguiremos nos esquecer jamais do momento da conversão; do momento em que fomos batizados com o Espírito Santo; da primeira alma que ganhamos para Cristo; do momento que descemos ao tanque batismal; da primeira oportunidade que tivemos para falar na igreja ou num culto ao ar livre.

 Todas essas sensações que acabamos de recordar e mais algumas que não pude citar, nos dão um vislumbre do que o Senhor Jesus quis dizer com a expressão PRIMEIRO AMOR.

SERÁ QUE EXISTE O SEGUNDO AMOR?

 Na verdade não existe segundo amor; não existe outro amor. O amor é único!

O QUE É ENTÃO, O PRIMEIRO AMOR?

 A expressão não pretende nos remeter à interpretação literal e radical de si mesma. PRIMEIRO AMOR, de acordo com o que acabamos de ver, pode ser traduzido como primeiras atitudes, aquele comportamento primário, aquela alegria que se sentiu diante de todos esses acontecimentos que consideramos importantes em nossa vida.
 
 PRIMEIRO AMOR são os votos, as juras, a vontade de abraçar a primeira pessoa que encontrou depois da primeira viagem; a sensação de estar vivendo o novo. Imagine para o adolescente a sensação de estar indo a Paris pela primeira vez e, sozinho(a)!

 Como diz aquela propaganda da Ford: VIVA O NOVO!

 É aqui que nós vamos dar uma freada em todas as lembranças que recordamos neste momento... Sabes por quê:: Porque o NOVO deixa de ser NOVO a partir de algum momento.

A PARTIR DE QUANDO O NOVO DEIXA DE SER NOVO?

 Em que momento você deixou de se emocionar com alguma coisa boa que adquiriu ou com alguma coisa boa que lhe aconteceu?

 “... Tenho contra ti que deixate o teu primeiro amor... ; Lembra-te de onde caíste...”

UMA TESE

 Enquanto a pessoa é menor que os acontecimentos em sua vida, tudo em sua vida é fenomenal, mas o dia que ele passa a se sentir maior que os fenômenos, estes já não são mais fenômenos.
 
 Por exemplo: Quem pode trocar de carro uma vez por ano, não sai mais buzinando ao dirigir o novo carro pela primeira vez;
 
 Depois do oitavo filho, o pai  se acostuma com a idéia de que é pai;
 
 Depois que passa o período probatório, o funcionário público não se sente mais na obrigação de ter que cumprir horário nem mostrar serviço;

 Em algum momento o NOVO deixa de ser NOVO. É no momento que a pessoa passa a se sentir “dono da situação”, que o PRIMEIRO AMOR está sendo deixado de lado.

COMO DIAGNOSTICAR A PERDA DO PRIMEIRO AMOR NA VIDA DE UM CRENTE?

 Quando o crente começar a perder o fervor da alegria da salvação, o PRIMEIRO AMOR estará prestes a ser abandonado;
 
 Dentro da tese que estamos esboçando, podemos dizer que o crente começa a perder a alegria da salvação quando ele se sente maior que os acontecimentos que envolvem a salvação. Quando o batismo com o Espírito Santo, para ele, não é mais uma maravilha; quando a salvação de uma alma não mais o emociona, uma vez que ganhar uma alma para ele não é mais novidade alguma. Ele se sente como se as almas que ele já ganhou são as únicas almas que realmente foram ganhas, é como se ninguém mais na igreja soubesse ganhar uma alma e nem soubesse segurar as poucas que ganham.
 
 Essa sensação de grandeza, de que ninguém canta tão bem quanto ele; ninguém tem a unção que ele tem; ninguém faz tão bem quanto ele faz... é um sinal de que essa pessoa se sente maior que as maravilhas que os Senhor opera e assim sendo as maravilhas já não são mais maravilhas.

 Um crente nesse estágio é como um funcionário velho-de-casa que acha que os novatos é que tem que ralar.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA PERDA DO PRIMEIRO AMOR?

Primeira consequência - O crente deixa de orar. Ele começa a achar que quem precisa orar é quem ainda não tem unção.
 
 Uma líder de círculo de oração, por exemplo, que não ora, mas que exige que as demais irmãs orem, tem a sensação de que já orou o suficiente na vida.

 Um pastor que exige dos obreiros que quando forem pregar se preparem, que orem para buscar unção, mas ele mesmo não faz isto, tem a sensação de já estar num patamar na vida espiritual que dispensa dedicação;

Segunda consequência -  O crente deixa de ler a Bíblia. Para muitos crentes, ler a Bíblia é coisa para novo convertido. Ele tem a sensação de que já sabe tudo e que sempre que abrir a boca terá uma palavra de Deus para entregar.
 
 A recomendação de Deus é que não devemos nos apartar da leitura e meditação bíblica - “... antes medita nele de dia e de noite”.

 No PRIMEIRO AMOR o crente sente a necessidade de ler a Bíblia todo dia. Portanto, afastar-se da leitura bíblica é uma consequência dessa sensação de suficiência do conhecimento da Palavra de Deus.

Terceira consequência - O afastamento dos trabalhos evangelísticos.
 
 Na fase do PRIMEIRO AMOR o evangelismo é o maior entrenimento do cristão.  Ele prefere passar uma tarde de domingo na rua entregando folhetos do que passar um dia numa chácara que tenha excelentes piscinas;

 O batismo “com fogo” sobre o qual João se referiu, é exatamente o momento em que o coração é inflamado pelo desejo de anunciar as maravilhas do Senhor e de convencer as pessoas que precisam se converter para serem salvas. Uma vez que a “chama” vai se apagando, o evangelismo deixa de ser uma prioridade.

Quarta consequência - A perda do temor a Deus. Como consequência do afastamento das primeiras obras, vem a frieza espiritual. O crente frio espiritualmente não percebe que entre as coisas que vão se esfriando, tem uma chamada TEMOR. O temor também é um sentimento e, como tal pode ser mais ou menos intenso.
 
 Perdendo-se o temor, o que antes era pecado, passa a ser apenas um erro. O erro, por não ter sido punido por Deus, passa a ser erro apenas para os outros. A pessoa que erra começa a ter a sensação de que tem um “álibe” para pecar.
 
 A sensação é a de que se tem créditos com Deus e que seus pecados já foram perdoados por antecipação.
 
 Daí, o crente não mais confessa sua culpa, nem ao pastor, nem a alguém que tenha ofendido, e, por último, nem a Deus;
 
 É aí que entra a minha tese, a pessoa se sentindo maior que a necessidade de obedecer a Deus e de evitar o pecado.

 Não foi por acaso que o salmista disse que “... um abismo chama outro abismo”. Um pecado não confessado, interrompe a COMUNHÃO. Com a interrupção da comunhão, novos pecados começam a surgir. Assim como para justificar um erro, comete-se outro erro, para encobrir um pecado, comete-se outro pecado;

 Veja a razão de o Senhor Jesus ter dito: “Tenho, porém, contra ti...” Jesus sabia que uma igreja ou um crente, por mais que tenha sua firmeza na fé, ou seu propósito de realmente ser crente, se afastar-se do PRIMEIRO AMOR, vai perdendo sua identidade cristã. Vai tornando-se presa fácil do inimigo e, às vezes, sem perceber, afasta-se de Deus.

 Por isso devemos orar como Davi: “Sonda-me, Senhor, e me conhece. Vê se há em mim algum caminho mal, que me afaste de Ti”.

Em Cristo, Sandoval Juliano, o presbítero – 29.03.2011.

Comentários
Adicionar novo Busca
Geusa P. S. Juliano   |07-04-2011
Ontem, na Congregação da Qnq, todos fomos impactados por essa mensagem.
Que o
Senhor, renove, corriqueiramente, a alegria da salvação...
Que a igreja do
Senhor seja renovada em amor.
Anônimo   |25-04-2011
maciel  - PREDA DO PRIMEIRO AMOR   |10-06-2011
GOSTEI MUITO POIS E UMA REALIDADE NOS NOSSOS DIAS
Amanda Mendonça  - Glória a Deus!   |26-12-2011
Texto muito bom e rico em conhecimentos, gostei de mais! Que Deus venha avivar
cada dia mais a Sua igreja, nos dando mais e mais a
alegria da Salvação, e
que nunca essa 'chama' do 1° Amor venha a se apagar! Que estejamos
sempre
abaixo do Poderoso Deus, e que não nos assoberbemos, e achemos que já
sabemos de tudo e que não precisamos de mais nenhum conhecimento, pois, os
filhos da Luz, tem que sempre estar perante o Altíssimo, com um coração:
contrito, quebrantado, humilhado, e que reconheça que todo o conhecimento vem
de Deus, toda a sabedoria, e
tudo o que há de bom, vem dEle! Que possamos
diminuir cada vez mais, para que a grandeza do nosso Senhor Jesus Cristo reflita
em nossas vidas! Deus nos abençoe, abraços.
hercules  - OLHEM PARA AS PALAVRAS DO SENHOR JESUS E VOLTEM AO   |06-04-2013
PARABENS MEU IRMÃO, QUE DEUS CONTINUE USANDO COM ESSE RACIOCINIO DIANTE DE SUA
SANTA PALAVRA!!!!
QUEM TEM OUVIDO OUÇA O QUE O ESPIRITO SANTO DIZ AS IGREJAS,
POIS O JUIZO DE DEUS COMEÇARA ENTRE SEU POVO,

1 PEDRO.4, VERS.17

A PAZ DO
SENHOR JESUS A TDS!!!!
O presbítero.   |06-04-2013
A respeito da 1ª consequência da perda do primeiro amor, certo pregador foi
interrogado sobre quantas horas por dia ele passava em oração antes de subir
ao púlpito para pregar e o mesmo respondeu: Meu irmão, eu já passei dessa
fase...

... Ou seja, já perdeu o primeiro amor.
renata   |10-07-2013
maravilhosa
Marcilio Carlos  - Parabéns!   |12-06-2014
Meu amado irmão, parabéns pelo excelente texto. Estou estudando uma
ministração sobre casais que se esfriam, e seu texto me ajudou bastante. Como
dito acima, rico em conhecimento e, acrescido por mim, vocábulo também.
Nota-se certo domínio com as palavras. Deus abençoe o irmão cada dia mais com
textos ainda maiores. A paz.
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 443 visitantes online

Receber informativos