Qual a importância da Santa Ceia?

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 29
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

                                                                        

          À medida que  o tempo passa algumas coisas que antes eram consideradas importantes vão deixando de ser, entre elas a Santa Ceia.

          Quando eu era criança e até mesmo adolescente, na igreja, e isto só faz uns vinte anos, a Santa Ceia era a reunião de maior importância para todo o povo de Deus. Na semana da Ceia tirávamos uma semana de oração,  na maioria das vezes havia uma vigília na noite que antecedia ao culto da Ceia,  e sempre tínhamos o culto de membros, oportunidade em que os membros podiam se consertarem uns com os outros e com a Igreja para poderem ceiar em plena comunhão.

          Para o culto de Santa Ceia todos vinham com sua melhor roupa, seu melhor calçado e a expectativa era muito grande, todos adoravam com uma reverência maior.

          O membro que perdia um culto de Santa Ceia, sem um motivo justificado, pedia perdão à igreja e àqueles que estavam acamados ou de alguma forma impossibilitados era servida a Ceia em casa ou no hospital.

          Mas, o tempo passou, e não foram várias décadas, apenas duas ou um pouco mais,  e as coisas já mudaram e mudaram bastante.

          Serve-se a Santa Ceia ao fim de qualquer culto da igreja, deixa-se de servir a Ceia por motivos os mais banais e se um membro deixou de vir nem questionado é. Sem dizer naqueles que servem a Ceia sem sequer fazer menção à importância que ela tem.

          Por falar nisso, qual é mesmo a importância que a Santa Ceia tem para a Igreja do Senhor Jesus

e para o membro em particular?

I. Ela nos remete ao Calvário - Estamos vivendo em dias em que a mensagem do Calvário deixou ser a mais importante. Falamos durante todo o mês em vitória, em bênçãos, livramentos, e sobre os mais diversos temas. Mas, muito pouco se ouve uma mensagem sobre o Calvário, sobre aquele fatídico dia em que Cristo ofereceu a si mesmo, como um cordeiro, para resgatarnos da condenação do inferno e nos perdoar os pecados.

          Quanto à Santa Ceia, é impossível servi-la de forma comprometida sem fazermos referência ao Calvário. Que outro tema poderia ocupar o espaço a não ser morte sacrificial de Cristo?

          Pois existem pregadores que conseguem se desvirtuar completamente do assunto principal. Em uma Santa Ceia que eu ministrava, tínhamos um pastor que nos visitava. Concedi a ele a honra de poder trazer a Palavra e ele leu em Gênesis, naquele texto que fala sobre cada árvore que dava fruto conforme a sua espécie e discorreu sobre "Cada pessoa tem dentro de si uma semente que se for bem cultivada pode levá-la ao sucesso".

          Além de quebrar o ritmo do culto, falou sobre um assunto que não tem qualquer ligação com o corpo e o sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

II.  Ela nos remete à nossa consciência que, na maioria das pessoas, passa o mês inteiro ignorada - Falar em "consciência pesada", "peso na consciência", "consciência cauterizada"... Não, isso está totalmente ultrapassado. Consciência pesada é coisa pra gente fraca. Nas mensagens de auto ajuda que pregamos hoje não há mais espaço para qualquer culpa, ou para quebrantamento. 

          É como se não existisse esse "órgão" que em nós exerce a função de consciência. Qualquer sentimento de acusação pode e deve ser interpretado como coisa do inimigo. É ele que quer te ver "pra baixo", dizem.

- O Espírito está em você e nada pode impedir a tua comunhão com Deus...

          Ignoramos que a consicência  é uma das funções do espírito dentro de nós, que nos indica quando alguma coisa está errada e precisa ser concertada. É ela quem nos impede de avançar o semáforo vermelho ainda que não tenha um guarda por perto. É ela quem nos impede de permanecer diante de um site pornográfico ainda que tenha sido nós mesmos quem tenha acessado o site.  Ela é o olho de Deus dentro de nosso coração. No dia em que comparecermos perante o Senhor, a consciência será testemunha contra ou a nosso favor diante daquele que tudo vê.

          Na Santa Ceia, a consciência acorda, recebe uma lubrificação e volta a funcionar para nos alertar sobre os riscos de nossas atitudes.

III. Ela nos proporciona um recomeço - Ex 12:2 . A história de Israel, como nação, iniciou-se no dia da primeira páscoa e ficou estabalecido como estatuto perpétuo que a páscoa deveria ser comemorada sempre na passagem do ano para o povo de Deus.

          Nós, cristãos, deveríamos dar à Santa Ceia esta mesma importância, porque ela marca o recomeço. Mais um mês se passou, um mês de luta e de provações. Apesar de todas as falhas, "até aqui nos ajudou o Senhor" e desejamos que no próximo mês possamos estar aqui novamente para mais uma Santa Ceia.

          Elias, depois de vencer o desafio feito aos profetas de Baal, caminhou rumo ao deserto e desfaleceu. Pediu em seu ânimo a morte - 1Rs 19:4 . O Senhor lhe enviou um anjo que o alimentou e com a força daquela comida, caminhou 40 dias até chegar ao monte Horebe, o monte de Deus - 1Rs 19:8 . A Santa Ceia também nos fortalece na presença de Deus. Cada vez que alguém fica sem a Santa Ceia corre o risco de não conseguir chegar ao "Horebe".  Na nossa vida espiritual novos desafios vão surgir todos os meses. Não fique achando que porque você fez cair fogo do céu a batalha já está ganha. Tem Jezabel, tem o deserto, tem outros desafios lhe esperando depois da próxima curva.

IV.  A Santa Ceia é a oportunidade que temos para declarar novamente que cremos e estamos dispostos a aceitar o Evangelho - Um dia nos foi pregado o Evangelho da Graça. Mas, o Evangelho da Graça é o Evangelho da renúncia, da vida de cruz - Mc 8:34 . E nós o aceitamos.  À medida que o tempo passa, a tendência é parar de renunciar, é querer trocar a cruz por uma coroa antes de chegarmos ao fim da batalha. O Evangelho, nos dias de hoje, está se ajustando à globalização e só está nos proporcionando conforto e prosperidade.

          Daqui a uns dias vamos ter que cantar: "... No meio da batalha, nos coroará, Deus nos coroará... No meio da batalha, nos coroará muito antes de chegarmos a Sião"

          Na Santa Ceia, quando a tomamos com a consciência de sua importância, declaramos, como Paulo, que estamos dispostos, não apenas a crer nEle, mas até mesmo a padecer por Ele - Fp 1:29 .

V. A Santa Ceia nos remete à bendita esperança da Vida Eterna - Sabemos que um dia ceiaremos com Cristo na Glória, que seremos servidos por Ele mesmo, e esta certeza que temos baseia-se na fé, a qual  precisa ser renovada de quando em quando. Temos a tendência de ficarmos "encantados com os passarinhos e com as belas flores", nos esquecendo que "são vãos terrestres esplendores" e deixamos de contemplar e almejar o nosso verdadeiro lar.

          Um culto de Santa Ceia que ninguém canta hinos que falam sobre a volta de Cristo ou sobre os céus, não está completo. Deixar de mencionar esta bendita esperança é prova que não temos plena convicção da existência de um lar celestial e que realmente vamos para lá. Quando deixarmos de crer no céu, deixaremos de dar à santa Ceia o valor que ela tem. E daí, como consequência, todas as demais verdades bíblicas serão questionadas em nosso interior.

          Portanto, meus amados e queridos irmãos, meu apelo, nesta oportunidade, é para que voltemos a tratar a Santa Ceia com o mesmo temor que tínhamos há alguns anos atrás. Não deixemos que uma celebração tão importante seja substituída, em grau de importância, por qualquer outra celebração. Não tem congressos, nem pré-congressos, nem casamentos, nem aniversário de pastor presidente que possa ter mais valor para a Igreja que um culto de Santa Ceia dirigido com todo o temor que envolve esta celebração.

Em Cristo, Sandoval Juliano, O Presbítero - 13.03.2010.

Comentários
Adicionar novo Busca
Eliane  - Que texto legal!   |09-07-2011
Amado irmão, procurando algo legal pra falar para minhas crianças sobre a
ceia, achei esse texto aqui em sua página. Me identifiquei imediatamente, e
lendo-o tive idéias muito boas.Era assim msm na minha ig tbm. Ainda bem q nosso
Deus continua o msm, apesar de alguns valores parecerem mudados. Paz!!
Débora alves - é verdade as co  - santa ceia do Senhor   |10-09-2011
Pastor graça e paz
gostaria de receber alguns dos seus email, sou de uma
igreja pequena,e as pregaçoes sao bem vindas. Paz do Senhor Jesus
Edna Ferreira Moreira Matos   |12-11-2011
O irmão tem toda razão.Vamos orar para Deus abrir os olhos e os ouvidos
espirituais de nossos lideres.
Ev. Carlos A. Astenreter   |11-01-2012
Parabéns ao irmao sandoval, ao abordar um assunto tão interessante em nossos
dias e as vezes deixado de lado por muitos. Que Deus continue o abençoando
fernanda soares de melo   |04-04-2012
achei esse texto muito legal mas bem que podia ter os significado dos simbolos
da pascoa eu estou procurando isso tchau
Rogerio Dourado   |05-12-2012
Quero endossar este texto. A Santa Ceia está sendo servida por pessoas que
perderam o temor, pois Deus não fala mais com eles. A Santa Ceia exige o
perdão, a reconciliação... Eu gostaria de saber qual o homem hoje que é
intocável, se não há homem intocável então peço licença a eles, não
celebre a Santa Ceia não.

Ótimo texto. Um abraço.
Eliseu josé de moura   |02-12-2012
graças a Deus, que ainda existe, homens e mulheres de Deus ,que não deixa o
mundanismo entrar;
Rafel Alino   |24-03-2013
gostei muito Deus te abençoe
OTTO RODRIGUES FILHO   |01-04-2013
É MESMO ASSIM!!!
SABE QUERIDO TENHO SUA VISÃO E GOSTEI MUITO!
maria de lourdes f.ferreira   |14-07-2013
Li e gostei muito Deus continue abençoando o irmao poderosamente em nome de
Jesus.


Um abraço.
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 392 visitantes online

Receber informativos