Quem era Marcos, o Autor do Evangelho?

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 64
PiorMelhor 

Sandoval Juliano
 
          Marcos, o autor do segundo livro da Bíblia era judeu de uma tribo de Levi. Seu nome de origem era João. Depois tomou um sobrenome romano - Marcos - At 12:12 . Isto se fez necessário em razão de o Império Romano estar presente em todas as regiões por onde viaja, na companhia dos apóstolos.
 
          Ele foi o criador do gênero literário Evangelho. Apesar de seu livro ser o segundo em nossas Bíblias, foi ele quem primeiro escreveu.  Além de autor do segundo dos evangelhos sinóticos é considerado o fundador da igreja do Egito. A principal fonte de informações sobre sua vida está no livro Atos dos Apóstolos.
 
          Filho de Maria de Jerusalém e sobrinho/primo de Barnabé - Cl 4:10 . Não pertenceu ao grupo dos doze apóstolos originais. Foi convertido à fé cristã depois da morte de Jesus e batizado pelo próprio Pedro, que costumava freqüentar a casa de seus pais, juntamente com Maria mãe de Jesus e outros cristãos primitivos. Assim já fazia parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém, quando Paulo e Barnabé chegaram a Jerusalém, no ano 44, trazendo os auxílios da Igreja de Antioquia, na hoje Turquia.
 
          Depois acompanhou Barnabé e Paulo na volta à Antióquia - At 12:25 ., em viagem missionária, onde atuou como auxiliar de Paulo - At 13:5 . Mas, quando chegaram a Perge, na Panfília, desentendeu-se com o apóstolo, deixou-os e voltou para Jerusalém - At 13:13 .
 
          Por volta do ano 50, quando Paulo e Barnabé voltaram à Jerusalém e depois de terem resolvidos os problemas eclesiásticos, decidiram empreender uma segunda viagem missionária. Neste momento, Barnabé convida João Marcos para os acompanhar novamente e Paulo não concorda, em razão da desavença que tiveram em Perge e pelo fato de João ter abandonado o grupo. Em razão do desentendimento entre Paulo e Barnabé, por causa de Marcos, eles se separaram.  Barnabé, seguiu então para a ilha de Chipre e levou João Marcos em sua companhia. 
 
          Nesta viagem, com Barnabé, Marcos amadureceu, fundou igrejas e depois  foi para Roma, visitar e vencer suas mágoas com Paulo, prisioneiro naquela cidade.
 
          Seu nome aparece nas epístolas de Paulo, que se refere a ele como um de seus colaboradores que enviavam saudações de Roma. Paulo adquire por ele uma elevda consideração - 2Tm 4:11 .
 
          Em seguida, Marcos passa a trabalhar com Pedro durante um tempo considerável do seu ministério, gozando da sua íntima amizade, e auxiliando-o como seu intérprete ou secretário. Pedro também aprende a amá-lo, a ponto de chamálo de filho - 1Pe 5:13 .
 
          Neste período começou a escrever seu Evangelho. Estando na companhia de Pedro,  no ano 56,  com base nas informações obtidas com ele, escreve seu livro que vai ser a base para os outros evangelistas também escreverem posteriormente.
 
          A Igreja Católica diz que foi em Roma que Marcos conheceu e trabalhou com Pedro, como se a igreja de Roma fosse a sede e Pedro fosse o seu Pastor Presidente, ou papa, como gostam de chamar. Não é verdade essa informação. Pedro nunca pastoreou a igreja em Roma, nem há notícias de que tenha estado lá.
 
          João Marcos, que até os anos 67  atuava em Chipre e em Éfeso, na Ásia Menor, depois da morte de Paulo e da perseguição que os apóstolos e evangelistas passaram a sofrer  em Roma e nas cidades da Ásia, mudou-se para o Egito e lá fixou-se, na cidade de Alexandria.
 
          Segundo a tradição, na cidade egípcia fundou e foi o primeiro Patriarca da Igreja Copta Egipícia.  Ele também foi martirizado em Alexandria, no dia da Páscoa, enquanto celebrava o santo sacrifício da missa, e teve seu corpo arrastado por uma parelha de cavalos, aos 54 anos.
 
          Seu Evangelho, que teria sido concluído antes de sair da Ásia Menor, destinou-se aos cristãos provenientes do paganismo e tem um estilo simples e vigoroso e com seus 661 versículos. É o mais curto se comparado aos demais, mas traz uma visão toda especial, de quem conviveu e acompanhou a paixão de Jesus quando ainda era criança. Contou com maestria a vida do divino personagem mesmo não tendo acompanhado seus passos, conseguindo narrar os milagres de forma mais simples e clara.
 
          No século II, o bispo Pápias de Hierápolis, Anatólia, afirmou que ele teria sido intérprete de Pedro. Embora sejam parcas as informações sobre o evangelista, é indiscutível sua importante participação nos primeiros tempos da igreja cristã.
 
          Na Itália seu nome está ligado à cidade de Veneza, para onde mercadores venezianos provenientes de Alexandria, transportaram o que diziam ser as suas relíquias (828) e a cidade veneziana o tomou como padroeiro desde então. Seu símbolo como evangelista é o leão e a Igreja Católica festeja seu dia em 25 de abril, data em que o evangelista teria sido martirizado.
 
          Alguns estudiosos defendem que a casa onde se celebrou a Última Ceia, quando Jesus instituiu a Santa Céia, era a de seus pais e que o Jardim de Getsêmani pertencia a sua família. E que, também, foi naquela casa que os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo, após a ressurreição.
 
          João Marcos parece ter aparecido em sua própria narrativa quando fala, por duas vezes de um jovem que estava coberto com um lençol branco e que acompanhava Jesus, no Getsêmani, no dia de sua prisão - Mc 14:51 ; e parece ter sido ele, também, o jovem com vestes brancas que aparece às três Marias no dia da ressurreição - Mc 16:5 .
 
Em Cristo, Ev. Sandoval Juliano - 12.05.2010.
 
 
Fonte:
 
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/SaoMarco.html


Comentários
Adicionar novo Busca
Pr. Ev.carlos pessoa  - João Marcos,verdadeiros evangelistas   |18-05-2013
,gostei de sua rome pag, seu saite boa qualidade e Clareza no
entendimento no explicar a versículos da Bíblia, nosso povo esta
morrendo,física espiritualmente por falta de conhecimento, mas Deus tem
levantado pessoas como vc para dar continuidade na obra missionária, não se
desanime amigo, estamos em tempo de guerra e a luta é espiritual, e quando
passa para o físico, ai fica mais difícil...Paz do senhor!!!
Grande
abraço.
Carlos pessoa.
Belem-pá
IADEMI
91-9191-5623
ronaldo carvalho   |10-06-2013
Muito bom o estudo, Deus te abençoe!
Cristiano Marues IBAM   |19-09-2013
:uma explicação bastante prática e útil sobre este evangelista. Deus o
abençoe.
rosa maria da silva santos.   |18-01-2014
muito bom. vou falar sobre a vida de Marcos na aula da E.B.D. gostei mt!!! vou
ler para os alunos exatamente todo esse texto.. pois achei mt bem explicado.
edelmar   |22-02-2014
gostei da explicacao detalhada sobre marcos so nao entendi a palavra
missa citada no estudo e do homen de branco que apareceu as 2 marias pois sgundo
diz a biblia esse ser que apareceu no tumulo de Jesus era um anjo e naoum homem
natural...!!!
Anônimo   |13-05-2014
muito bom.
pedro henrique  - e muito bom   |11-06-2014
posso ler o dia enteiro
Edvaldo  - DUVIDA   |07-08-2014
Não entendi o fato de:
João Marcos, que até os anos 67 atuava em Chipre e em
Éfeso e, teve seu corpo arrastado por uma parelha de cavalos, aos 54 anos ( ele
morreu com 54 anos?)
Tirando esta duvida que fiquei o testo e estremamente
idificante.
Obrigado
O presbítero.   |07-08-2014
João Marcos era sobrinho de `Pedro, não sabemos qual a diferença de idade
entre ele e os demais apóstolos, mas, provavelmente ele era bem mais novo. A
tradição diz que ele morreu em em 67 com 54 anos. isto significa que ele
nasceu no ano 13 da era cristã.
Assim que Paulo e Pedro foram martirizados,
Marcos se mudou para Alexandria, ali ele também foi morto.
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
 

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 310 visitantes online

Receber informativos