Afinal, Quais Eram os Nomes dos 12 Discípulos

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 31
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

É muito mais fácil nos dias de hoje, alguém falar "de cor" os nomes dos jogadores da seleção brasileira ou dos jogadores do seu time preferido do que falar os nomes dos doze discípulos de Jesus. Conheço pessoas que ainda se lembram dos nomes dos jogadores titulares da seleção de 70, mas se atrapalham quando tentam citar os 12 apóstolos.

Além do que, existem nomes diferentes para as mesmas pessoas nos quatro Evangelhos. Parecia ser comum, nos dias da igreja primitiva uma mesma pessoa ser chamada por mais de um nome. Mesmo porque haviam quatro idiomas circulando em Israel:

01) O hebraico, a língua original de Abraão, a língua do Antigo Testamento;

02) O aramaico, a língua dos caldeus, aprendida pelos judeus durante os setenta anos do cativeiro babilônico;

03) O grego, a língua comercial do Império Romano  e

04) O latim que era o idioma ficial em Roma e em suas províncias.

Por causa desta mistura de idiomas, uma pessoa às vezes era chamada por mais de um nome.  A maioria das pessoas tinham um nome e um prenome.

O prenome, na maioria das línguas indo-européias, é o elemento que precede o apelido de família(sobrenome) na forma de designar as pessoas.  O prenome também é conhecido como nome de batismo. A cada pessoa podem ser atribuídos um ou mais prenomes quando nasce ou quando é batizada.

No início da Idade Média, o nome pessoal era o nome principal da identidade. Ele era acompanhado de diferentes determinantes : origem geográfica, filiação (patronímico}, de parentesco, de profissão . Durante a segunda metade da Idade Média na Europa, e mais tarde em outros lugares, o nome de família que acompanhava o nome da pessoa, passou a ter uma importância maior na identificação do indivíduo. Então o nome pelo qual a pessoa era conhecida passou a ser o prenome, que deveria vir acompanhado pelo nome de família.

Veremos então, quais eram os nomes dos discípulos, dos demais apóstolos e de outras pessoas conhecidas na Bíblia e qual discípulo o apóstolo era conhecido por mais de um nome.

OS DISCÍPULOS - PELA ORDEM

01) Pedro - Era chamado também de Simão Barjonas e de Cefas - Mt 10:2 ; Jo 1:42 ;

02) André - Os evangelistas são unânimes em chamá-lo apenas de André - Mt 4:18 ;

03) Tiago, filho de Zebedeu - Era irmão de João e foi chamado também de Tiago, o maior e os dois juntos, por causa da pesonalidade enérgica que possuíam foram chamados por Jesus de Boanerges, "filhos do trovão" - Mc 3:17 ;

04) João, filho de Zebedeu - Era irmão de Tiago e primo de Jesus. Este foi o autor do Evangelho de João, das três Epístolas Universais do Apóstolo João e do livro de Apocalipse - Ap 1:1 ;

05) Filipe - o quinto discípulo. Filipe era de Betsaida da Galiléia, mesma cidade de Pedro e andré - Jo 1:44 ; Este não era o mesmo Filipe que foi citado várias vezes no livro de Atos dos Apóstolos, o diácono-evangelista - At 6:5 ; e At 21:8 ;

06) Bartolomeu - Filho de Tolmai. Um dos doze discípulos de Jesus - Mt 10:3 . O seu verdadeiro nome não é conhecido, mas era chamado de Bartolomeu, o filho de Tolmai.

          Ele tem sido identificado como sendo o Natanael de caná da Galiléia(Jo 21:12 ), aquele que foi levado por Filipe a Jesus. Esse Natanael era chamado de Natanael Bar-Tolmai. Bar é uma palavra aramaica, um espécie de prefixo que antecedia os nomes para identificar de quem a pessoa era filho. Por exemplo: Barjesus, filho de Jesus; Bartimeu, filho de Timeu, Simão Barjonas, o mesmo que Simão filho de Jonas - Mt 16:17

          Como Tolmai significa "O agricultor, aquele que ara a terrra",  O Natanael terminou ficando conhecido como Bar-Tolomeu ou Bartholmai, que era um antigo nome hebraico.

07)  Tomé - Pela ordem, ele é o sétimo discípulo. Era também chamado de "Tomé, o Dídimo" - Jo 11:16 . A palavra Dídimo significa gêmeo. A tradição católica aponta que o verdadeiro nome dele era Judas, Judas Tomé ou Judas o gêmeo. Era chamado de gêmeo porque era muito parecido com Jesus. Eram como irmãos gêmeos, na aparência. Tanto é que Judas, o Iscariotes, teve que dar um beijo em Jesus para identificá-lo no Getsêmani.

08)  Mateus - Os Evangelhos o apresentam como sendo um ex-alfandegário - Mt 9:9 . Ele foi chamado, também, pelo nome de Levi, filho de Alfeu nos Evangelhos de Marcos e Lucas - Mc 2:14 ; e Lc 5:27 . É bem provável que o seu nome mesmo era Levi, mas que Cristo tenha dado a ele o nome de Mateus, assim como fez com Simão que passou a chamar-se de Pedro ou Cefas. Mateus significa "presente do Senhor", daí acreditar-se que Jesus tenha dado a ele esse nome uma vez que os obreiros são presentes de Deus para a Igreja.

09) Tiago, filho de Alfeu - Portanto, irmão de Mateus - compare At 1:13 ; com Lc 5:27 . - Não temos muita informação bíblica sobre quem tenha sido esse Tiago e que papel tenha desempenhado na era apostólica. Entretanto, sabemos que esse Tiago não era o Tiago, o menor, como a tradição católica insiste em dizer. Tiago, o menor era irmão de Jesus por parte de pai e mãe. 

10) Tadeu - É conhecido na tradição católica como Judas Tadeu. É que nos Evangelhos de Mateus e de Marcos ele é chamado apenas de Tadeu, no de Lucas ele é chamado de Judas. E, no livro de Atos que também foi escrito por Lucas é chamado novamente de Judas. Tanto em Lucas quanto em Atos é dito dele que é filho de Tiago. Já a tradiçao católica o apresenta como irmão de Tiago, o menor, que,segundo esta furada tradição seria o filho de Lebeu que em outro lugar era chamado de Clopas e que queria um cunhado de Maria, sendo portanto, esse Judas Tadeu, bem como Mateus e Tiago primos de Jesus.

          Eu te convido a ler o texto que eu publiquei neste site com o título: "Quem Era Tiago, o Menor?" na coluna Estudos Bíblicos, na categoria Temas polêmicos e lá você verá que Tiago, o menor não era o filho de Alfeu, era o irmão de Jesus por parte de pai de de mãe.

          É dito, também, pela tradição católica, que esse Judas é o autor da Epístola que leva esse nome, lá no finalzinho da Bíblia. Por que querem que seja ele o autor dessa Epístola? Porque pretendem sustentar o falso dogma da virgindade de Maria. O autor da Epístola é um irmão de Jesus por parte de pai e de mãe. Ele se apresenta como irmão de Tiago, do  mesmo Tiago autor da Epistola que leva seu nome e que era irmão de Jesus.

          O autor da Epístola fala no versículo 17 dos apóstolos de Jesus, não se incluindo entre eles. Portanto, não podia ser o Judas Tadeu - Jd 1:17 .

11) Simão, o Zelote - Membro de uma seita judaica composta por pessoas extremamente zelosas pela Lei e pelo Templo. Eram tão zelosos a ponto de matar alguém que profanasse o templo ou que publicamente violasse as tradiçoes judaicas e /ou os mandamentos. Em termos modernos, eram do tipo dos extremistas muçulmanos que são capazes de provocar o terrorismo em nome da fé.

12) Judas Iscariotes - Até hoje não se sabe exatamente de onde era Judas nem o significado do seu nome. São várias as explicações etimológicas que, ao longo dos tempos, foram surgindo para o nome "Iscariotes". A mais provável é uma conotação política, ligando-o ao grupo dos sicários, uma ramificação do grupo dos zelotes que perpetrava violentos ataques – geralmente com punhais, e daí o seu nome latino de sicarii. Por isso, se argumenta que Judas Iscariotes, alegadamente, teria sido um membro deste grupo e que o seu nome seria a transliteração de homem do punhal, em hebraico ish sicari.

          Sendo assim, poderíamos dizer que no grupo dos doze havia dois ex-terroristas.

Em Cristo, Ev. Sandoval Juliano - 05.03.2010.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_(ap%C3%B3stolo)

Mathew Henry - Comentário Bíblico - Novo Testamento

Comentários
Adicionar novo Busca
priscila   |12-06-2011
para mim foi de grande valor cultural e mais conhecimento parabéns pelo artigo!
misssriscila
ana claudia  - ana claudia   |28-07-2012
não achei o q eu queria
ray   |23-01-2013
boa tarde
esse texto não explicou nada que todos não saiba.
nomes originais
dado pelo salvador a cada um dos disciplos na lingua veradeira dos judeus não
essa tradução blasfemica dos nomes santos feita por roma
assis   |23-02-2013
Graça e paz meu irmão você precisa busca
as verdade não na bíblia e sim
nas escritura
sagradas, que estão contida na bíblia.Você
falou uma verdade a
primeira linguá original
era hebraica toda as verdade estão contida nos
textos em hebraico.
Anônimo  - re:   |12-04-2013
assis Escreveu:
Graça e paz meu irmão você precisa busca
as verdade não na bíblia e
sim nas escritura
sagradas, que estão contida na bíblia.Você
falou
uma verdade a primeira linguá original
era hebraica toda as verdade
estão contida nos textos em hebraico.


meu irmao israel foi governada por roma muitos anos .foram escravos
na babilonia no egito e ficaram hospedados em varias cidades
aprenderam varias linguas . o que ele disse e verdade o evangelho era
pregado dentro do idioma local.
L Gustavo Sousa  - Shemah Yisra'el   |30-05-2013
Contribuindo com a postagem:

Pedro = Simão bar Jonas (filho de jonas)

João =
Yohachanam

Tiago = Yakov

Barnabé = Yosef bar Nabiá (José filho da
consolação, Atos 4:36)

Bartolomeu = Natanael bar Tholmay

Infelizmente meu
tempo foi curto para contribuir aqui, e escrevi o que lembrei. Espero ter
ajudado e minha ajuda não ter ficado com um ar de "sabe tudo", de forma
alguma é minha intenção.

Lembrem-se, todos os 12 eram judeus, então seus
nomes devem seguir a lógica. Por exemplo: José (Yosef), Maria (Miryiam).
Graça e paz à todos!
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
 

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 225 visitantes online

Receber informativos