O significado de algumas palavras ou expressões comuns no meio evangélico

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 50
PiorMelhor 

Sandoval Juliano
ALELUIA -  É uma palavra de origem hebraica - הַלְלוּיָהּ (Halləluyahebraico padrão ou Halləlûyāhtiberiano - Lendo-se da direita para a esquerda, como se faz em hebraico) a primeira parte da palavra Hallelu(הַלְּלוּ) significa "Louvem! Adorem!" ou "Elogio"; a segunda parte da palavra é Yah (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus, Javé. Yah ou Jah constitui a primeira metade do  tetragramaהוהי,(YHWH, IHVH, JHVH ), o nome do único Deus vivo e verdadeiro, o Deus da Bíblia, pronunciado em português como Iawé ou Javé. Yah escreve-se com as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico. Portanto, aleluia significa "Louvem Deus Javé", ou "Adorem Deus Javé", ou "Elogio a Deus Javé".

Esta palavra de elogio ou louvor a Deus é utilizada em cultos e orações da maioria dos cristãos. A forma latina aleluia é usada em muitos idiomas tanto por evangélicos cheios do Espírito Santo como por católicos em preferência à forma Hallelujah.

A palavra Hallelujah é usada no Judaísmo como parte das orações de Hallel. A palavra aleluia aparece 24 vezes no Velho Testamento, em nossa Bílbia, que corresponde grosso modo aos conjuntos de livros Tanach ( Torah, Neviim e Kethuvim) do Judaísmo. O termo é usado para iniciar e/ou concluir os Salmos (em hebraico תהלים, Tehillim), com exceção do Sl 135:3 .  Aleluia aparece junto com a palavra "amém" no Sl 106:48 . A palavra aleluia aparece quatro vezes no Novo Testamento e no livro do Apocalipse foi transliterado em grego como Αλληλούια.

AMÉM -  (Hebraico: אָמֵן, Árabe: آمين, ’Āmīn). É a palavra hebraica que indica uma afirmação ou adesão às vezes matizada de desejo, e pela qual terminam muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo. Pode traduzir-se em português, pelas expressões "assim seja", "verdadeiramente" etc, ainda que Amém seja um anagrama da frase hebraica “Ani Maamim” que a tradução literal para a língua portuguesa é “Eu Acredito”. Tendo também adquirido como o passar do tempo o significado na vulgata popular de concordância de pensamento ou sinônimo de expressão em relação à esperança futura como por ex. "Que assim seja".

Amén, além destes significados ja descritos, também vem a ser uma sigla. A palavra é composta de 3 letras em hebraico: אָמֵן Esta sigla sintetiza a frase " Deus, Rei, Fiel", que em hebraico se lê El Melech Neeman. Ou seja EMN, que pode ser escrita em hebraico com as mesmas letras de amem. Esta palavra é de força incalculavel durante as orações judaicas, e é cobrada como parte essencial na resposta da comunidade durante o rito diario.

BELIAL - Segundo a mitologia cananéia trata-se de um demônio considerado o chefe dos adversários do povo escolhido por Deus. Consideram que ele ocupava a maior posição na hierarquia dos anjos guerreiros, sendo maior até que o Arcanjo Miguel, mas, que participou da rebelião de Lúcifer, sendo, portanto, destituído e transformado em um dos mais perigosos demônios. O seu nome é símbolo de arrogância, loucura e luxúria.

Na Bíblia, pessoas desrespeitosas, rebeldes, incorrigíveis, são chamados de "filhos de Belial" ou "filhos da indignidade", "filhos incorrigíveis".

Quando se observa a etimologia da palavra Belial  beque significa ‘não’ e ya’al que tem sentido de ‘sem’, a conclusão a que se chega é que os filhos de Belial eram na verdade, filhos que não servem para nada, filhos inúteis, imprestáveis.

EBENÉZER - Trata-se de uma pedra de testemunho, erguida por Samuel,  o último juiz, que também foi profeta e sacerdote. A nação se Israel, sob seu comando espiritual, venceu uma batalha e no retorno eles pararam fara agradecer ao Senhor pela vitória. Então, o profeta Samuel ergueu uma pedra, a ungiu e deu a ela o nome Ebenézer, quer quer dizer: Até aqui nos ajudou o Senhor - 1Sm 7:12 .

EL-SHADDAY - O Deus Todo-Poderoso - Esse é um dos títulos atribuídos a Deus, inicialmente no livro de Gênesis, onde a expressão aparece pelo menos seis vezes - Gn 17:1 ,  em maior número de vezes no livro de Jó, onde esse título é atribuído a Deus 31 vezes e por fim no Apocalipse, onde por nove vezes Deus é apresentado como o Todo-Poderoso. Ao todo, esse título aparece em 55 referências ao longo de toda a Bíblia. Deus sempre usava esse título quando se apresentava a alguém que estava diante de uma situação que pela sua própria natureza, não tinha solução, como por exemplo, a incapacidade que o organismo de Sara tinha de gerar filhos. Assim, Ele se apresentava como o Deus capaz de transformar situações criadas pela fraqueza humana. Quando os filhos de Jacó achavam que estavam encrencados e que voltar ao Egito para se apresentarem diante do governador seria colocar a cabeça na forca, Jacó os recomendou que confiassem em El-Shadday, o Deus Todo-Poderoso, Aquele mesmo que havia se revelado a ele em Betel e que o havia abençoado - Gn 48:3 .

MARANATA - (do original מרנא תא) é uma expressão aramaica que ocorre uma vez na Bíblia, empregada pelo Apóstolo Paulo na Primeira Epístola aos Coríntios - 1Co 16:22 . O termo é a composição de duas palavras, que transliteradas dão origem à palavra Maranata e que significa "O Senhor vem!" ou ainda "Nosso Senhor vem!". No desfecho do livro do Apocalipse, a mesma expressão é utilizada como uma oração ou pedido, desta feita na língua grega, e traduzida por: “Vem, Senhor” - Ap 22:20 .
SHALOM - Vem de hebraico שָׁלוֹם, geralmente traduzido como paz. Significa paz entre duas entidades (geralmente duas nações) ou a paz interior de um indíviduo. Também é utilizada como cumprimento dentro da comunidade judaica à semelhança do salaamser completo, ser cheio ou ser pleno, aparecendo em diversos textos com o sentido de paz, salvação e prosperidade de indivíduos e nações. árabe. A palavra shalom deriva da raiz shin-lamedh-mem (ש.ל.ם), que nas línguas semíticas aparece com o sentido de paz, salvação e prosperidade de indivíduos e nações.
VASO - Esta palavra, que no sentido bíblico significa aquela pessoa a quem Deus usa, um instrumento para a glória de Deus, passou a representar, nos dias atuais, a pessoa que faz uso indevido do dom da profecia e que procura reviver o ministério profético que encerrou-se em João Batista. Toda pessoa que é consultada para transmitir uma revelação ou profecia, nos dias de hoje é chamada de vaso. É uma pena! Por que essas pessoas, na verdade, são vasos do espírito do engano que as usam para causar enormes problemas na vida dos crentes incautos e que nunca se libertaram das superstições e crendices.
Fontes:
Comentários
Adicionar novo Busca
MAARCELO DA SILVA RAMOS  - SIGNIFICADO DAS PALAVRAS NAS ORAÇÕES   |31-08-2013
as informação são muito boas para tirar duvidas sobre os significados das
palavras
Hugo Aquino  - Correções (hebraico)   |17-12-2013
Shalom... A palavra "Ebenézer" vem do hebraico "Éven Haazer"
que significa "Pedra (Rocha) do Auxílio (Ajuda)"... A palavra
"Ebenézer" não significa "Até aqui nos ajudou o Senhor"... E
quanto ao tetragrama, não há uma forma correta de pronunciá-lo, pois,
perdeu-se a pronúncia de tal palavra... na idade média, colocaram vogais no
tetragrama, dando o som de Yavé, Yeová, Javé ou Jeová.... O fato é que os
judeus, ao lerem tal palavra, falam "Adonay" (Senhor) ou
"Hashem" (O Nome)... A forma alternada do tetragrama é "Yah" e
não Jah"... Nesta palavra usa-se "Yod" que equivale a consoante
"Y" e não ao "J"... Abraços fraternais...
Anônimo   |26-09-2014
Anônimo   |26-09-2014
Tudo pra gloria de DEUS
Anônimo   |22-10-2014
bom
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner

Últimas do fórum

Últimos comentários

Acesso restrito

Visitantes on-line

Nós temos 249 visitantes online

Receber informativos