A História de Jefté Tem Uma Mensagem Para Você!

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 273
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ) . Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Gade Js 12:1 ; Js 12:6 e Js 13:1 – Na divisão das terras depois da conquista de Canaã por Josué, a tribo de Gade(7º filho de Jacó) ficou com a terra além do Jordão – a terra de Gileade. O nome de seu pai era também Gileade.

Depois de ser expulso de casa por seus meio-irmãos por ser filho de uma prostituta, ele foi viver em Tobe, a leste de Gileade e foi viver com homens levianos. Os amonitas entraram em guerra contra os israelitas e não tinha nenhum homem com as qualificações de Jefté, homem valoroso e guerreiro e os anciões foram buscá-lo na terra de Tobe. Estrategicamente Jefté tentou negociações com reinos vizinhos, pois não queria derramamento de sangue, porém todas as negociações foram sem sucesso. Partiu para o 2º plano que foi o ataque sob a direção de Deus.

Antes de partir para a guerra, ele fez um voto ao Senhor, que caso ele retornasse para casa vitorioso, quem primeiro da porta de sua casa saísse ao seu encontro, esta pessoa seria oferecida em holocausto ao Senhor. Ele voltou vitorioso, mas quem saiu-lhe de casa ao seu encontro foi sua filha única, Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás. (Juizes11:36) Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.

A HISTÓRIA DE JEFTÉ CONTÉM UMA MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ

01.  O NOME DE JEFTÉ ESTÁ NA GALERIA DOS HERÓIS DA FÉ

Se você fosse escrever uma lista de heróis, será que você colocaria na lista uma prostituta ou um filho de prostituta?!  Provavelmente,  não!... -   Entretanto, na galeria dos heróis da fé de HEBREUS 11, nós encontramos o nome de Raabe, aquela prostituta que salvou a vida dos espias de Jericó. E encontramos também o nome de JEFTÉ, cuja mãe era uma prostituta.   Veja Hb 11:31 Hb 11:32  (Raabe e Jefté) e, observe o que diz Hb 11:38 e Hb 11:39 a respeito deles....

Não importa qual seja a sua história ou a sua origem... você pode ser alguém que tenha sido escolhido por Deus...

Você já sabe alguma coisa sobre isto? O Senhor já lhe disse que você é um escolhido? Lá dentro, em uma parte muito interior, você sente a convicção de que Deus tem um propósito especial com você nesta terra?

Pense um pouquinho em Jefté: Nascido de uma prostituta numa época em que os preconceitos eram bem mais acentuados que hoje; criado com seu pai numa família que simplesmente não o aceitou; ele foi, durante toda sua infância e juventude, um filho rejeitado; foi expulso de sua casa e de sua cidade para não ter direito na herança de seu pai; viu-se obrigado a fugir, temendo talvez, pela própria vida; e, por último, teve que ir morar numa maloca com pessoas de má fama...

Sua situação é pior que a dele? A história dele é parecida com a sua?

Jefté era alguém que tinha tudo para ser um homem fracassado. Todavia, isso não exerceu influência sobre sua personalidade... Ele era líder, era valente e querido por seus conterrâneos. JEFTÉ ERA UM ESCOLHIDO!

02.  JEFTÉ TINHA UM PAI OMISSO

Gileade, seu pai, em momento nenhum interveio a favor de seu filho Jefté. Os meio irmãos deste o desprezaram e, provavelmente, foram instigados pela própria mãe, por questões de ciúmes, de vingança. O pai, em situações assim, tinha que impedir qualquer atitude de desprezo para com seu filho que não era culpado de ter nascido nestas condições.

Mas, Gileade foi omisso. Mesmo quando os seus filhos expulsaram a Jefté, forçando-o a fugir, ele parece ter feito de conta que não tinha nada a ver com isto.

Fica aqui uma mensagem para os pais. É de sua responsabilidade a maneira como seus filhos são criados. É de sua responsabilidade dar a cada filho, em particular, proteção, apoio e condições para se desenvolver como pessoa e como cidadão.

Se, por acaso, você também tem um filho ou filha que é fruto de seu deslize moral, não o trate com menosprezo, e não permita que seus outros filhos o façam. Tente criar um abiente em que todos tenham os mesmos valores e direitos.

03.   DEUS MESMO CRIOU O AMBIENTE FAVORÁVEL AO SUCESSO DE JEFTÉ

Os amonitas apertaram o povo de Israel, especialmente pelo lado Leste, nas terras de Gade e de Manassés. Foi aí que Deus entrou com providência para mostrar para eles que ninguém deve ser desprezado por qualquer que seja sua origem ou cacterísticas físicas ou por ciúmes ou por inveja.Eles não tiveram outra opção a não ser ir atrás de Jefté, porque ele era o único, em sua época, que tinha perfil para aquele tipo de situação.

É incrível como todo aquele que tem uma chamada de Deus sofre perseguições, é mal compreendido e, algumas vezes, é forçado a fugir, para que se vejam livres dele(a).

Mas, se você é mesmo um escolhido, sua história não acaba aqui. Hoje você pode até estar chorando, mas amanhã você irá sorrir. Deus vai te levantar das cinzas e do pó. Deus vai fazer tudo o que tem te prometido. Você vai ver as mãos de Deus te ajudar. Quem te ver há de falar: Ele é mesmo um escolhido.

Aí, os hipócritas vão dizer que você nasceu prá vencer. Olha o que eles dizem: "Eu já sabia, porque você tinha mesmo cara de vencedor".

Mas, se Deus quer agir, nuinguém pode impedir... E assim, Deus vai criando o ambiente favorável ao seu sucesso!!!

04. JEFTÉ ESTAVA PRONTO PARA O KAYRÓS

O Kayrós é o tempo de Deus. Não é como o Kronus, o tempo que precisa ser agendado e perseguido pelo homem. O kayrós acontece...

Para todos nós haverá o kayrós. A diferença entre uns e outros é que muitos, ao passarem pela prova, guardam em seu coração rancor e mágoa. No dia que o kayrós acontece, não estão preparados e chutam sua bênção.

Jefté estava livre do peso das mágoas. Ele compreendeu o agir de Deus em seu favor e não perdeu a oportunidade ímpar que a vida lhe ofereceu. No dia seguinte ele já era o comandante do exército de Gileade e líder de seus próprios irmãos...

A história de Jefté é bem parecida com a história de José do Egito, não é? - Pois é, a história vem se repetindo ao longo dos milênios. E, para nós, haverá um kayrós. Pode ter certeza disso. O seu dia já está na agenda de Deus...

Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na bênção vai se arrepender. Vai estar entre a platéia e você no palco...

O Senhor é aquele que "prepara uma mesa perante mim na presença de meus inimigos..." - É aquele que "unge a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda!!!"

Fica essa mensagem para você meu querido irmão. Não leia a história de Jefté apenas pela curiosidade de saber se ele matou ou não a sua filha. A Bíblia não é apenas um livro histórico. Ela é a carta de Deus com uma mensagem para nós. Veja em cada história deste maravilhoso livro a mão de Deus demonstrando o cuidado dEle para com você.

Como Jefté, como José do Egito, como Jabez, como Raabe e como tantos outros, o seu nome ainda vai parar na galeria dos heróis da fé!!!

Em Cristo, Pb. Sandoval Juliano - 13.05.2009.

Comentários
Adicionar novo Busca
Ezequiel Barbosa  - Jefté cumpriu seu voto e sacrificou sua filha.   |10-02-2013
Amados, a questão aqui não é se Deus aceita ou não sacrifício
"holocausto humano", disso já sabemos, pois provou abraão até o
último instante, e no caso de Abraão, ele sacrificou seu filho em seu
coração, de fato ele entregou Isaque para o Senhor, Isaque não foi
sacrificado de fato físico, mas em âmbito espiritual o foi, e no caso de
Abraão eu vejo, Deus provando o amor e a fidelidade de Abraão e o mostrando
que ele poderia confiar de olhos fechados em Deus, pois não o faria mal algum e
assim vemos tal confiança que tinha Abraão.
Ok, como disse, não se trata se
Deus recebe ou não tal sacrifício, pois o Senhor sabe o limite dos homens,
alguns como Abraão e Jefté, eram excessões aos demais homens, mas sem Deus
pedir Jefté faz um voto, e consciente, pois se tinha uma filha única, aqui
não fala de sua mulher, talvez já houvesse falecido, ele poderia ter pensado e
se sair minha filha quando ...
Andressa   |18-03-2013
Que palavra abeçoada.Que Deus continue te dando essa sabedoria e abençoando o
teu ministério.
tulio   |22-03-2013
muito forte
jose nilton  - SACRIFICIO   |12-04-2013
NAO MATOU A FILHA FEZ O SACRIFICIO DE ENTREGAR A DEUS DE CORPO ALMA E
ESPIRITO.GLORIA A DEUS .DEUS NAO ACEITA MORTE COMO SACRIFICIO.ELE E DEUS DE
VIDA.EX SAMUEL ENTREGUE POR ANA,SANSAO DESDE O VENTRE DE SUA MAE E OUTROS.PAZ
Jonas Américo  - Com as cláusulas de Leviticos   |29-04-2013
1 FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e
dize-lhes: Quando alguém fizer particular voto, segundo a tua avaliação
serão as pessoas ao SENHOR.
3 Se for a tua avaliação de um homem, da idade
de vinte anos até a idade de sessenta, será a tua avaliação de cinqüenta
siclos de prata, segundo o siclo do santuário.
4 Porém, se for mulher, a tua
avaliação será de trinta siclos.
5 E, se for de cinco anos até vinte, a
tua avaliação de um homem será vinte siclos e da mulher dez siclos.
6 E, se
for de um mês até cinco anos, a tua avaliação de um homem será de cinco
siclos de prata, e a tua avaliação pela mulher será de três siclos de prata.

7 E, se for de sessenta anos e acima, pelo homem a tua avaliação será de
quinze siclos e pela mulher dez siclos.
8 Mas, se for mais pobre do que a tua
avaliação, então apresentar-se-á diante do sacerdote, para que o sacerdote...
Jonas Américo  - re: Com as cláusulas de Leviticos   |30-04-2013
Existem muitas linhas de interpretação... uma nos diz que ofereceu o
holocausto... mas a aoutra que ela foi redimida de acordo com a cláusula de
Leviticos 27:1;8 como está acima escrito... mas em vez de fazer pagamento ela
teve de abrir mão do casamento... e ao meu ver a segunda interpretação parece
ser mais plausível, pois o pedido da filha para chorar/lamentar sua virgindade
e a observância da comemoração anual, não teria ou não faria sentido se ela
de fato tivesse sido sacrificada...

Obrigado!
PR ALMIR SILVA  - Bakana boa linha de raciocínio   |21-05-2013
Gostei, Parabens

A Historia de Jefte e muito Polemica
a Respeito do
voto,
jafte queria ser honrado Buscava muito a Vitoria, Levando pro Lado
Emocional e
psicológico, Quando um Homem esta a beira da morte, Ele faz
tando voto Tipo: Nunca mais vou Fumar - nunca mais vou Beber - nunca mais vou
pegar - nunca mais vou Mentir...
isto e assunto pra 3,4 anos ou mais
Lidiane  - Cumpriu o voto sim.   |24-06-2013
A biblia é clara, e quando ela diz que no fim de 2 meses a filha de Jefté
voltou para que ele cumprisse segundo o que votou a Deus, quer dizer que ela
voltou e Jefté cumpriu o que votou em Juizes 11:31, oferecer em holocausto.

Claro e simples.
denilson  - pregação   |21-07-2013
DEUS É FIEL
alexandro machado padilha   |29-07-2013
Deus falou comigo.atravez desta historia
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR