1 Coríntios 3:10 - 15

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 26
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

Comentário Bíblico do Novo Testamento - 1 Coríntios 3:10-15
 
 1Co 3:10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
 1Co 3:11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
 1Co 3:12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
 1Co 3:13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
 1Co 3:14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
 1Co 3:15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

 

Versículo 10 - A Construção de um Edifício Como Figura do Reino
          A parábola usada por Paulo para revelar segredos do Reino de Deus, nesta parte da Epístola, foi a da construção de um edifício.
          Este texto, em especial, é comumente interpretado como fazendo alusão ao momento em que a Igreja do Senhor Jesus comparecerá perante o Tribunal de Cristo, para ser galardoada pelos frutos do seu trabalho durante o período de sua peregrinação aqui na terra. Em outra parte da Epístola, Paulo nos diz que “todos sabemos que haveremos de comparecer ante o “Tribunal de Cristo”.
          Todos os tribunais que serão instituídos por Deus, têem estabelecido, nas Escrituras, seus lugares, tempo, público alvo e critério de julgamento.
          No Juízo Final, por exemplo, todos os homens de todas as épocas da história da humanidade que morreram sem Cristo, comparecerão perante o Grande Trono Branco, onde terão suas obras julgadas e terão seus destinos eternos definidos: os bodes serão colocados à esquerda e pare eles está destinado o castigo eterno - serão lançados no lago de fogo; do lado direito serão postas as ovelhas, aqueles dentre os homens que apesar de não terem tido o conhecimento da verdade do Evangelho, viveram como se o conhecessem.
          Vê-se daí que o critério de julgamento, neste caso, será o conhecimento do Evangelho. Aquele que teve o conhecimento do Evangelho e o rejeitou, ainda que tenha praticado excelentes obras, será condenado – “Porque o que não crê no unigênito Filho de Deus já está condenado” Jo 3.18.
          Bem, a Bíblia ainda fala do julgamento das nações, sobre o qual não caberia aqui qualquer comentário, para não sermos prolixos, e do Tribunal de Cristo, cujo critério de julgamento é revelado no texto de 1 Co 3.10-15: As obras serão provadas no fogo.
          Vejamos que não são nossos erros ou pecados que serão julgados. Não é o que deixamos de fazer ou o que fizemos de errado. Também não serão julgadas nossas obras pelo volume ou pela importância que representou aqui na terra. Ninguém será mais ou menos galardoado pelo tanto que fez na obra de Deus.
          Todas nossas obras, desde um copo de água fria que oferecemos a um dos pequeninos até às grandes pregações, pastoreio e construções de grandes templos, todas, serão provadas pelo fogo. Aquela obra que resistir ao teste do fogo, essa sim, será galardoada.
          Porém, Paulo, que não se preocupou tanto em estabelecer e dar detalhes maiores sobre este julgamento; que não se ocupou em dizer se ele ocorreria antes ou depois das Bodas do Cordeiro; que não se ocupou em definir que tipo de galardão nos seria conferido (se coroas, se lauréis, se medalhas, se troféus), antes, tendo em mente apenas o julgamento em si, revelou-nos que o critério que o Senhor, o Justo Juiz, aplicará naquele Dia. Na verdade, esse critério Ele vem aplicando ao longo da existência da Igreja aqui na terra.
          E, para fazer-nos entender esta parte do Mistério – o critério a ser utilizado no julgamento, Paulo utiliza-se da linguagem de um sábio arquiteto, imaginando o Reino de Deus como a construção de um grande edifício, um edifício que ao longo dos séculos vêm sendo edificado e reedificado por todos quantos tiveram a permissão de poder dar uma parcela de cooperação.
          Aliás, cooperação foi o termo que Paulo havia utilizado no versículo nove quando intitulou os obreiros, de todas as épocas da história do povo de Deus, como cooperadores de Deus.
        Cooperadores de Deus - não pode haver maior privilégio para alguém que receber este honroso título.
          Mas, não é título ministerial... Ninguém quer ser chamado de cooperador. É mais honroso ser chamado de pastor, ministro, bispo, reverendo. Assim como, na construção de um grande e importante edifico, o engenheiro ou o arquiteto, não se sentiria honrado se fosse chamado de cooperador, de auxiliar-de-trabalho. Cada um quer o título que expresse a importãncia que acha que tem.
          Mas foi assim que Paulo, um dos principais arquitetos do maior edifício, do edifício cuja construção atravessa milênios, preferiu ser intitulado - Cooperador. Aos Efésios, Paulo revela que a igreja, como família de Deus, está edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, dos quais Cristo é a principal pedra de esquina. Veja que os apóstolos, entre os quais Paulo, e porque não dizer, o mais importante entre eles, neste aspecto, são co-fundadores do “Edifício”. E  mesmo assim, ele não ousou exigir que fosse considerado mais que “cooperador” de Deus.
          E, a sua parcela de cooperação foi lançar, como sábio arquiteto, o fundamento. E ele tinha tanta convicção de que o fundamento estava bem lançado que afirmou que “ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
          No início do capítulo 2 ele já havia afirmado isto quando disse: “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras, ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado
          Neste particular, a Palavra de Deus nos faz uma grande revelação. Ela nos revela que
Versículo 11 - A IGREJA DE CRISTO ESTÁ FUNDADA SOBRE PRINCÍPIOS CLAROS E SÓLIDOS.
          Não são os usos, costumes e liturgias de culto desta ou daquela denominação que constituem os elementos desta fundação. Os elementos do alicerce sobre o qual a igreja está edificada são compostos, como já citamos o texto de Efésios 2.20, das verdades bíblicas, resumidas na expressão “fundamento dos apóstolos e profetas”, cuja pedra angular, cujo elo de ligação, cujo núcleo central, cuja verdade final, cujo foco, cujo ponto crucial, cujo antítipo e cujo fim é Cristo.
          Quando desviamos nossa atenção de Cristo, passamos a assentar tijolos fora do alicerce. Quando nosso foco deixa de ser o Cristo crucificado, quando queremos mais a bênção do que o abençoador, quando afastamo-nos do ponto crucial, deixamos de construir sobre a base e quando deixamos de edificar sobre a base, o acabamento da obra não dará esquadro.
          Ao afirmar que “ninguém pode lançar outro fundamento além do que já está posto”, o Espírito nos revela que ninguém tem o direito de reinventar o Evangelho. Aos Gálatas, no capítulo primeiro, Paulo adverte, e repete a advertência, para dar ênfase, que mesmo que ele ou um anjo anunciasse outro evangelho que fosse considerado anátema.
          Vivemos numa época em que é comum ver alguns obreiros reinventando o Evangelho. De tempos em tempos surge uma onda que denominam de “uma nova unção” ou de um “novo mover do espírito” ou de um “uma nova visão” e que não é nada mais que falta de conformidade com a simplicidade do Evangelho. Frequentemente tem alguém querendo “algo novo” da parte de Deus. Como o rei Acaz que ao ver o altar de Baal, em Damasco, ficou impressionado com sua beleza e mandou que copiassem aquele modelo e que fizessem um altar semelhante para ser colocado na casa de Deus, em Jerusalém. A Bíblia registra a soberba deste rei quando diz que ele pegou o altar do Senhor que era - simples demais, e de cobre, e o colocou de lado - 2Rs 16:14 .  e em seu lugar colocou o novo e moderno altar, feito de ouro.
          Que Deus nos guarde de querermos achar que entendemos mais do Reino de Deus do que Ele mesmo!
          Todavia, ao passo que temos um único fundamento, imutável e insubstituível, vemos no texto de I Co 3.10-15 outra revelação, é a de que
O SENHOR NOS PERMITE EDIFICARMOS SOBRE ESTE ALICERCE.
          O Senhor é a base, Cristo é a pedra, mas as paredes quem levanta somos nós, obreiros seus, cooperadores e construtores. Foi nos concedida a PERMISSÃO para edificarmos.
          Por que há tantas igrejas, tantas denominações? – é a permissão. Por que dentro da mesma igreja, ou do mesmo ministério, há diferentes entendimentos? – é a permissão. Cada obreiro é um permissionário, cada um tem um direito de posse sobre parte do edifício.
          Cada um com seu estilo, com sua visão do Reino, com suas opiniões, com suas limitações.
          Tem obreiros centralizadores, que acham que a obra depende exclusivamente deles; que acham que é por eles e apenas por eles que passam todas as revelações de Deus ao seu povo. E, por isso, não formam obreiros, não dão oportunidades, sufocam a qualquer obreiro que começa a se destacar dentro do ministério e, mesmo que estejam bem idosos, já impossibilitados de fazerem a obra, não cedem o púlpito.
          Enquanto isso tem outros que gostam de formar obreiros, que dão bastantes oportunidades para os jovens se desenvolverem; que não têm ciúmes; que se alegram em ver o crescimento daqueles que estão sob sua liderança.
          Ainda existem obreiros que velam pela sã doutrina; que investem no discipulado, no ensinamento da Palavra; que se preocupam em formar líderes comprometidos com a Palavra para que as gerações futuras continuem o trabalho com compromisso aos princípios da Palavra.
          Ao passo que outros, e hoje em dia são maioria, só se preocupam em agradar o povo com mensagens sem conteúdos doutrinários, com mensagens que emocionam e que massageiam o ego dos seus ouvintes.
          Tudo isto é a permissão. O fundamento é o mesmo. A Bíblia é a mesma. Mas, cada um se acha no direito de levantar uma parede do jeito que bem entende.
          Vejam que Paulo, aliás, o Espírito Santo, não disse que não era para fazer assim. Foi dito apenas que “o fundamento foi lançado e outro edifica sobre ele.” No versículo 12 está dito: “e, se alguém sobre este fundamento formar um edifício...”
          Porém, apesar da PERMISSÃO, coube a nós apenas uma advertência:
“... Mas veja cada um como edifica sobre ele.”
          A mais nova revelação que encontramos neste particular é que a graça de Deus é democrática. O Senhor põe à nossa disposição os melhores elementos, mas não impede que os piores sejam usados. Ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha. “... Mas veja cada um como edifica sobre ele.” Alguns usam como argumento que o que importa é que a obra está sendo feita e o trabalho está crescendo... Você se lembra do conto infantil conhecido como a história dos três porquinhos?
          Tem muita coisa que é engendrada pela mente humana e nos é empurrado como se fosse de Deus. Porém,
Versículo 13 - A OBRA DE CADA UM SE MANIFESTARÁ
          Nada melhor que um dia após o outro. É pelos frutos que conhecemos a árvore. Em nossa experiência temos visto a diferença entre a família que optou por instruir seus filhos conforme a Palavra de Deus e a que não teve este cuidado; entre o jovem que optou por um namoro santo e o que foi pra cama com sua namorada(o) antes do casamento; entre o professor que optou por um ensino sadio e aquele que usou sua inteligência para perverter o entendimento dos seus alunos; entre o pastor que optou pela doutrinação de suas ovelhas e aquele que só se preocupava em tornar a igreja um lugar confortável para o pecador.
          Tem muitas atitudes que dão resultados logo, outras ao longo de algumas décadas e ainda outras que serão reveladas somente na eternidade.
Versículo 14 - POR FIM, O QUE O SENHOR JULGARÁ É A QUALIDADE
          Como eu disse no começo, não é o tamanho da obra e a importância que ela teve nesta vida que contará no dia do julgamento. O que pesará contra ou a favor de cada crente, no dia do Tribunal de Cristo é a intenção com que cada obra, pequena ou grande, foi realizada. Toda obra que foi realizada para o Senhor e somente para o Senhor, resistirá ao teste do fogo. Porém, aquela obra que foi feita por algum motivo, seja ele qual for, mas que a motivação não foi servir a Cristo, certamente será queimada, não subsistirá.
Versículo 15 - ALGUNS NÃO SERÃO GALARDOADOS 
         Este texto encerra dizendo que alguns serão salvos como pelo fogo. Ou seja, não receberão qualquer galardão, mesmo que tenham feito muitas coisas na obra de Deus.
Em Cristo, Pb. Sandoval Juliano - 18.10.2010
Comentários
Adicionar novo Busca
Anônimo   |29-12-2010
isto é uma verdade nem todos algcançarão galardao no ceu pois deus
sonda o que o homem não ver
dan  - 1 corintios 3 15   |29-01-2011
uma outra versao de 1 corintios 3 15 diz: 'se a obra de alguem se queimar,
sofrerá ele PREJUIZO...', ou seja, a pessoa pode ter feito obras merecedoras de
galardoes, mas, se alguma obra dele se queimar, ele SOFRERÁ PREJUIZO!!! isso é
muito serio, porque nunca aprendemos na escola biblica que nossas obras ruins
nos trariam prejuizo (mesmo nao nos privando da salvacao), achando, assim, que
apenas nos seria acrescentado, e, portanto, nao aprendemos a ter conciencia de
quao ruim é fazer uma obra ruim!!
Sandoval Juliano   |31-01-2011
Esse "PREJUÍZO", talvez equivalha aos testes aplicados por algumas
instituições de ensino em que cada resposta errada anula uma certa...

Em
Cristo,
Agama  - Sabias Palavras   |28-06-2011
Sou evangélico, após ter lido as observações
fui orar e o Espirito só me
mostrou por varias
vezes a imagem do purgatorio "Catolico" que eu não
acredito e nunca acreditei. Mas, confesso que vou orar bastante, pois sempre
tive convicção nas visualizações que Deus me dispusera através do
dom.
Graça e paz.

meu mail alegama4@yahoo.com.br
Moysés Magno  - O engodo do purgatório   |01-06-2012
Para não me alongar muitoe você ler Mateus 25.34,41,46,verá que o SENHOR
JESUS se refere ao céu e inferno,somente!
Quem purga os pecados não é um
purgatório pagão,mas o SANGUE DE JESUS! Leia 1João 1.7
andressa   |27-01-2013
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ameiii muitoo esse estudo continue assim abriu
minha mente
andrea   |15-10-2013
Maravilhoso esse estudo! Parabéns! Que Deus continue te ungindo e dando
sabedoria do alto, para ensinar com autenticidade a verdadeira doutrina de
Cristo!
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner