Marcos 4: 1 - 20

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 10
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

Comentário Bíblico - Novo Testamento - Marcos 4: 1 a 20 

 
  Mc 4:1 E OUTRA vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.
  Mc 4:2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:
  Mc 4:3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
  Mc 4:4 E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;
  Mc 4:5 E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;
  Mc 4:6 Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.
  Mc 4:7 E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.
  Mc 4:8 E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.
  Mc 4:9 E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
  Mc 4:10 E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola.
  Mc 4:11 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
  Mc 4:12 Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
  Mc 4:13 E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?
  Mc 4:14 O que semeia, semeia a palavra;
  Mc 4:15 E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.
  Mc 4:16 E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem;
  Mc 4:17 Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam.
  Mc 4:18 E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra;
  Mc 4:19 Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.
  Mc 4:20 E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um.

Trata-se da Parábola do Semeador - Esta parábola foi narrada, também, por Mateus e por Lucas. No texto de Mateus  13:1-23 eu fiz o comentário sobre o significado da parábola. De forma que, recomendo àquele que acessou este site interessado em buscar um entendimento sobre a parábola em si que leia o comentário Bíblico que fiz sobre Mateus 13:1-23.

Além do comentário que acabei de recomendar, eu gostaria de chamar a vossa atenção, apenas, para os versículos 2, 10-13.

Versículo 2 -  "E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina" - As parábolas foram um instrumento didático que Jesus utilizou para ensinar as verdades relativas ao funcionamento do Reino de Deus na terra. Cada parábola é como uma peça de um grande quebra-cabeça. São pelo menos trinta, as parábolas proferidas por Jesus.

Sabemos que as parábolas de Jesus são simples, foram ditas em linguagem simples, não obstante, são revelações profundas. Observe o que eu disse: São revelações profundas! Em cada parábola  Jesus vai revelando o que significa o Reino de Deus na terra; o que Deus espera de cada um de nós e o que Ele sabe que vai acontecer conosco, mas que Ele não gostaria que acontecesse. Estudar as parábolas é aprofundar nos segredos do Reino. Vale à pena! Mas, é uma pena que estamos vendo uma geração de obreiros, surgindo em nossos dias, fazendo no Reino, o contrário do que o Senhor Jesus esperava que fizéssemos.

Versículo 10 - "E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola". Veja que isto só aconteceu desta vez, porque esta foi a primeira parábola que Jesus proferiu.

Versículo 11 -  "E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas". Para os discípulos, mesmo com a explicação de Jesus, permanecia sendo mistério. Somente aquele que está servindo ao Senhor, completamente comprometido com Sua obra, é que vai entendendo, à medida que as coisas vão acontecendo, os "mistérios" revelados nas parábolas.

Versículo 12 -  "Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados". - É difícil imaginar Jesus querendo ocultar as verdades de Deus aos homens, mas era exatamente isto que Jesus estava fazendo. Há pessoas para as quais Jesus não concede a graça para arrependimento. Não cabe a mim e a você tentar saber, entre a multidão, quem são essas pessoas e tentarmos nos desvencilharmos delas. Apenas o Senhor sabe. Quanto a nós, devemos evangelizar a todos para que ninguém se tenha por desavisado diante dEle. Mas, estejamos certos de uma coisa: Muitos não se salvarão, por mais que lhes ofereçamos a mensagem salvífica do Evangelho.

Versículo 13 -  "E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?" - Jesus estava chamando a atenção dos discípulos para se tornarem mais atentos ao que Ele dizia. Como é chato  quando a gente prepara um bom estudo bíblico, alcança uma visão super interessante no texto e deseja muito que os membros de nossa igreja entendam o que a gente entendeu e tenham a mesma visão na Palavra que tivemos e, quando começamos a ministrar o estudo, percebemos que a grande maioria não se interessou pelo assunto... Jesus não queria que o que Ele dissesse, passasse despercebido.

Os demais versículos, como eu disse no início, estão comentados no comentário bíblico de Mateus 13:1-23.

Em Cristo, Ev. Sandoval Juliano - 03 de setembro de 2010.

Comentários
Adicionar novo Busca
niu13   |04-10-2014
wholesale nfl jerseys
belstaff outlet
abercrombie clothing
uggs canada
red bottom
chi flat iron
polo ralph lauren
belstaff
ugg slippers
moncler jackets
louis vuitton outlet stores
north face jackets
louis vuitton outlet
red bottoms
tory burch outlet
louis vuitton
michael kors sale
barbour jackets
coach factory store
coach factory outlet
christian louboutin outlet
cheap louis vuitton handbags
kors factory outlet
the north face jackets
mont blanc pen
oakley sunglasses
tory burch outlet
red bottom heels
canada goose
tory burch flats
barbour outlet
kors outlet online
hermes birkin bag
moncler outlet
mont blanc
chanel bags
toms
coach outlet
coachfactory.com
tory burch
tory burch bags
michael kors online sale
ugg outlet
bottega veneta
ralph lauren uk
christian louboutin shoes outlet
hollister
polo ralph lauren factory store
jordans 11
cheap uggs
coach factory
ferragamo
michael kors handbags
coach outlet
cheap louis vuitton
jordans release dates
ugg boots outlet
burberry outlet online
burb...
oakley sunglasses  - oakley sunglasses   |07-10-2014
ray ban sunglasses,ray ban,rayban,ray bans,ray ..., polo ralph lauren outlet,ralph lauren,polo ralp..., coach purses,coach handbags,coach bags, moncler,moncler jackets,moncler outlet,moncler uk, mulberry,mulberry handbags,mulberry outlet,mulb..., vans,vans scarpe,vans italia, air force,nike air force,air force 1,air force ..., canada goose,canada goose, true religion,true religion jeans,true religion..., moncler,doudoune moncler,moncler pas cher, jordan shoes,jordans,air jordan,jordan retro,jo..., instyler ionic styler,instyler, ray ban,rayban,occhiali ray ban, abercrombie and fitch,abercrombie and,abercromb..., tiffany and co jewelry,tiffany and co outlet,ti..., ugg,ugg australia,uggs,ugg pas cher,ugg soldes,..., canada goose,doudoune canada goose,canada goose..., canada goose sale,canada goose outlet,canada go..., north face,the north face,north face pas cher,n..., louis vuitton,louis vuitton canada,louis vuitto..., sac longchamp,longchamp,longchamps,longchamp pa..., toms shoes,to...
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner