Marcos 4: 1 - 20

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 10
PiorMelhor 

Sandoval Juliano

 

Comentário Bíblico - Novo Testamento - Marcos 4: 1 a 20 

 
  Mc 4:1 E OUTRA vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.
  Mc 4:2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:
  Mc 4:3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
  Mc 4:4 E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;
  Mc 4:5 E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;
  Mc 4:6 Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.
  Mc 4:7 E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.
  Mc 4:8 E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.
  Mc 4:9 E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
  Mc 4:10 E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola.
  Mc 4:11 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
  Mc 4:12 Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
  Mc 4:13 E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?
  Mc 4:14 O que semeia, semeia a palavra;
  Mc 4:15 E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.
  Mc 4:16 E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem;
  Mc 4:17 Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam.
  Mc 4:18 E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra;
  Mc 4:19 Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.
  Mc 4:20 E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um.

Trata-se da Parábola do Semeador - Esta parábola foi narrada, também, por Mateus e por Lucas. No texto de Mateus  13:1-23 eu fiz o comentário sobre o significado da parábola. De forma que, recomendo àquele que acessou este site interessado em buscar um entendimento sobre a parábola em si que leia o comentário Bíblico que fiz sobre Mateus 13:1-23.

Além do comentário que acabei de recomendar, eu gostaria de chamar a vossa atenção, apenas, para os versículos 2, 10-13.

Versículo 2 -  "E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina" - As parábolas foram um instrumento didático que Jesus utilizou para ensinar as verdades relativas ao funcionamento do Reino de Deus na terra. Cada parábola é como uma peça de um grande quebra-cabeça. São pelo menos trinta, as parábolas proferidas por Jesus.

Sabemos que as parábolas de Jesus são simples, foram ditas em linguagem simples, não obstante, são revelações profundas. Observe o que eu disse: São revelações profundas! Em cada parábola  Jesus vai revelando o que significa o Reino de Deus na terra; o que Deus espera de cada um de nós e o que Ele sabe que vai acontecer conosco, mas que Ele não gostaria que acontecesse. Estudar as parábolas é aprofundar nos segredos do Reino. Vale à pena! Mas, é uma pena que estamos vendo uma geração de obreiros, surgindo em nossos dias, fazendo no Reino, o contrário do que o Senhor Jesus esperava que fizéssemos.

Versículo 10 - "E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola". Veja que isto só aconteceu desta vez, porque esta foi a primeira parábola que Jesus proferiu.

Versículo 11 -  "E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas". Para os discípulos, mesmo com a explicação de Jesus, permanecia sendo mistério. Somente aquele que está servindo ao Senhor, completamente comprometido com Sua obra, é que vai entendendo, à medida que as coisas vão acontecendo, os "mistérios" revelados nas parábolas.

Versículo 12 -  "Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados". - É difícil imaginar Jesus querendo ocultar as verdades de Deus aos homens, mas era exatamente isto que Jesus estava fazendo. Há pessoas para as quais Jesus não concede a graça para arrependimento. Não cabe a mim e a você tentar saber, entre a multidão, quem são essas pessoas e tentarmos nos desvencilharmos delas. Apenas o Senhor sabe. Quanto a nós, devemos evangelizar a todos para que ninguém se tenha por desavisado diante dEle. Mas, estejamos certos de uma coisa: Muitos não se salvarão, por mais que lhes ofereçamos a mensagem salvífica do Evangelho.

Versículo 13 -  "E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?" - Jesus estava chamando a atenção dos discípulos para se tornarem mais atentos ao que Ele dizia. Como é chato  quando a gente prepara um bom estudo bíblico, alcança uma visão super interessante no texto e deseja muito que os membros de nossa igreja entendam o que a gente entendeu e tenham a mesma visão na Palavra que tivemos e, quando começamos a ministrar o estudo, percebemos que a grande maioria não se interessou pelo assunto... Jesus não queria que o que Ele dissesse, passasse despercebido.

Os demais versículos, como eu disse no início, estão comentados no comentário bíblico de Mateus 13:1-23.

Em Cristo, Ev. Sandoval Juliano - 03 de setembro de 2010.

Comentários
Adicionar novo Busca
Comentário ...
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
  <== VOLTAR

Banner